Carregando...
''

Por dentro da nova sede da RDC

A RDC Férias mudou de endereço. Desde 10 de setembro, ocupa 2 mil metros quadrados do segundo andar do Centro Comercial Empresarial de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Após 20 anos na mais famosa Avenida de São Paulo, a empresa optou por agregar qualidade de vida às demais necessidades próprias do momento de crescimento da RDC e escolheu o município com o melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, a apenas 16 km do centro da capital.  “A mudança era necessária. Mais de 300 colaboradores ocupavam 92 salas em 9 andares do prédio na Av. Paulista, o que dificultava a integração entre as áreas, impactando vários aspectos da operação e, agora, especialmente o processo de modernização da empresa”, afirma Marcos Dias, CEO da RDC Férias.

Espaço aberto

O conceito “open space office” não é novidade no cenário corporativo e foi o modelo ideal, adotado pela RDC Férias, para integrar mais de uma dezena de departamentos, divididos de acordo com as atividades e necessidades de integração entre as áreas.“Os ambientes colaborativos promovem a interação entre os colaboradores, a troca de experiência e estimulam a criatividade, condição essencial para o processo de inovação pelo qual passa a RDC nesse momento”, explica Dias.

 

A arquiteta Claudia Neves, da Neves Arquitetura, é que assina o projeto da nova sede. “O Projeto da RDC Férias, foi desafiante tanto quanto estimulante por perceber o beneficio que a mudança do ambiente traria a seus colaboradores. Encontrei uma Empresa segmentada em vários pavimentos, mas percebi uma grande vontade e necessidade de todos, como dos sócios, diretores e colaboradores de fazer essa grande mudança. Ao constatar essa realidade, aceitei esse desafio da mudança, não somente do espaço físico da empresa como ir além… alcançando o espírito e o bem-estar de todo um grupo de pessoas que utiliza esse espaço.” afirma Claudia. As cores cheias de energia forma um fator importante no planejamento e desenvolvimento do novo espaço. Foram escolhidos o marsala e laranja para cobrir parte das paredes estrategicamente localizadas no ambiente, onde a claridade do branco prevalece.

“Com o foco em renovar a identidade de uma Empresa direcionada ao Turismo, sendo esse, um turismo com alegria, vida e cultura, essa mudança para uma única laje ampla seria fundamental, facilitando acima de tudo a logística entre áreas. Conforme fui apresentando o conceito do novo ambiente essa percepção se tornou mais verdadeira. Todo esse projeto trouxe uma mudança real no comportamento dos colaboradores e de seu dia a dia na empresa. Entreguei essa obra com enorme satisfação de dever cumprido! Agradeço a RDC Férias por confiar no meu trabalho e aos meus fornecedores que fizeram tudo isso acontecer!!!”
Claudia Neves,  Neves Arquitetura

Entendendo a planta baixa

As áreas de Marketing, Tecnologia, Hotelaria, Comercial, Reservas, Atendimento ao Associado e a operadora de turismo RDC Viagens ocupam o Bloco A. Nesse espaço os colaboradores ganharam uma ilha de “descompressão”, para momentos de relaxamento, e uma ampla copa autosserviço equipada com máquina mix de café expresso e chocolate.

Rio de Janeiro, Belém, Maragogi, Cancún e Lisboa dão nome às cinco salas de reunião distribuídas no bloco, elegantemente decoradas com painéis temáticos desses destinos. “Quisemos dar um clima alegre, de viagem, e também inspirador em todos os espaços da empresa, que remete ao propósito do Clube de Férias”, explica a arquiteta. Os nomes das salas não são por acaso, cada um tem sua história dentro da empresa, como Belém, onde está o maior número de associados do Clube.

São Paulo, Ubatuba, Gramado e Foz do Iguaçu batizam as sala do Bloco B, onde estão as áreas Financeira, Controladoria, Contratos, Recursos Humanos, Treinamento e Diretoria. Além da decoração, todas as salas de reunião são equipadas com tecnologia para facilitar as apresentações e algumas têm paredes reversíveis para ampliação do espaço. Em todas elas, o clima é de descontração.

As divisórias de vidro presentes no projeto receberam aplicação de elementos gráficos para proporcionar privacidade sem isolar os ambientes. O movimento criado pelas formas geométricas e as transições suaves das cores remetem aos materiais de comunicação utilizados pela empresa, seus produtos e suas parcerias. Imagens de destinos, mapas mundi, mapa do Brasil, tudo lembra viagens, o ambiente perfeito para o trabalho.

A marca de sustentabilidade ficou por conta das canecas de porcelana personalizadas que cada colaborador recebeu para evitar o uso de copos descartáveis; no carpete com origem de reaproveitamento, uma técnica que consiste no desfiamento de carpetes antigos, higienização dos fios e refiamento, gerando um carpete novo e sustentável, além da economia de recursos naturais empregados na iluminação, climatização e outros, possíveis devido ao ambiente aberto.

 

Nova casa, novas expectativas

A recepção ganhou backlights com destinos turísticos, enquanto na parede da entrada para a Diretoria é possível conhecer a história dos mais de 25 anos da empresa contada em uma timeline. Todos os espaços ganharam mobiliário novo, como cadeiras, armários, mesas, mas foram os depoimentos dos associados estampados nas paredes responsáveis pela mais concreta tradução da missão e valores da empresa, que enchem de vida o cotidiano de setores que lidam diretamente com o associado, como os departamentos de Relacionamento (CRC) e de Reservas.

Temos 25 anos de atuação no mercado de turismo. Neste período comemoramos importantes conquistas, como o crescimento das cidades ofertadas no Clube; a edição 50 da nossa revista; o crescimento da ‘nossa família’ de 50 mil associados em 2010 para 70 mil atualmente; o lançamento do Reserva Online; a reformulação do nosso site e lançamento do blog e canais sociais; as constantes pesquisas para cada vez mais conhecermos nossos associados; melhorias nas regras do plano; o crescimento da RDC Viagens, que expande as oportunidades de viagem de nossos associados para todo o mundo,  e muito ainda está por vir. Nossa estrutura precisava crescer conosco. As salas separadas por portas e andares deixaram de ser obstáculos e passaram a ser limitantes. Com nossa nova sede, especialmente planejada para nossas necessidades e para promover maior qualidade de vida, podemos continuar crescendo, e oferendo aos nossos associados e parceiros o atendimento que presamos em nossos valores.
Marcos Dias, CEO RDC Férias e RDC Viagens

 

Arrumar a nova sede levou tempo recorde de pouco mais de dois meses e foi além do projeto arquitetônico, também incluiu informativos sobre o município de São Caetano, as ofertas de restaurantes, academias, escolas, agências bancárias e hospitais na vizinhança e o fechamento de parcerias com estabelecimentos locais, estimulando o relacionamento com a comunidade.

Além da nova sede em São Caetano do Sul, a RDC Férias mantém na Av. Paulista o escritório Comercial e Novos Negócios e conta com filiais na Bahia, no Pará, no Ceará e em Brasília e  representantes por todo o Brasil.

Seja bem vindo a nova sede e a nova fase da RDC.

jizonetefelix@ gmail.com

meus parabens ficou linda sou uma associada e estou satisfeita com a r d c que deus os abençoe

3 de outubro de 2018 | Responder
    Redação RDC

    Ficamos felizes com o seu comentário! Obrigado pela parceria! 🙂

    4 de outubro de 2018 | Responder

Deixe um comentário