Carregando...

Porto Seguro: a origem de uma nação e queridinho dos brasileiros

Há uma opinião unanime entre os turistas brasileiros: areia, água salgada e animação. Sim, quando se trata de viagem, os destinos litorâneos são os mais desejados. E quanto mais agitação tiver no lugar, melhor para esse viajante. Não é para menos, o Brasil possui 8 mil km de costa, e ir para essa região é mais que uma regra para o brasileiro, é a sua própria essência. Outro fator que desperta interesse em qualquer um, é conhecer a Bahia. Dizem por aí quem vai para esses lados, não quer saber de voltar. O estado mais antigo do país, seduz com suas praias deslumbrantes, sons inebriantes e aromas e sabores inesquecíveis, e, claro, com a sua história, como a da cidade de Porto Seguro.

Porto Seguro é um dos destinos mais requisitados dos turistas que buscam por suas famosas praias e aquela animação que só o axé pode proporcionar. De passinho e passinho, a cidade ficou conhecida pela infraestrutura e legiões de adolescentes que se despediam do Ensino Médio no meio de uma micareta e copos de capeta. No entanto, Porto Seguro é muito mais. Existe uma vida alternativa além das megabarracas Axé Moi, Toa a Toa e Barramares. Uma viagem que vale a pena, ainda mais se aproveitar a baixa temporada e uma região especial só para você.

Quando ir para Porto Seguro

O nordeste é bom em qualquer época do ano e ponto final. Contudo, os meses de agosto e setembro são os mais recomendados para quem quer aproveitar o combo perfeito de praia em Porto Seguro, ou seja, com muito sol e sem chuvas.

Um pouco de história

Lá pelos idos do século XVI, Portugal era uma potência ultramarina, que desbravava os setes mares como Camões descreve em sua epopeia. Com esse mesmo ar poético, Pero Vaz Caminha descreve a chegada dos portugueses ao Brasil menino e seus primeiro feitos. Essa forma de informar à Coroa sobre as novidades, deu-se os primeiros escritos da nação e sua certidão de nascimento. Reza a lenda que a esquadra de Pedro Álvares Cabral foi abençoada pelo acaso. Bons ventos o levou para lá, mas há quem diga que já se sabia da terra onde tudo que se planta, dá. Nada foi obra do destino.

No dia 22 de abril de 1500, portugueses aportam em uma praia, que ainda não se sabe a sua localização exata. O resto da história você já sabe. Hoje, essa região ancestral do Brasil, tem um nome: Costa do Descobrimento, e guardar riquezas naturais e históricas, como Porto Seguro.

Antes de ser Porto Seguro, era a Vila Nossa Senhora da Pena, em 1534. Logo após, em 1539, tornou-se Porto Seguro. Como de hábito lusitano, a cidade alta, guarda tanta história, que se tornou um museu a céu aberto, possibilitando uma viagem no tempo entre igrejas e casarões. Por questões de conservação, não se pode erguer prédios com mais de dois andares, tudo para proteger o legado deixado por aventureiros que construíram o país.

Conhecer a cidade pela ótica histórica é muito gratificante. O primeiro ponto desse roteiro é o Marco do Descobrimento, seguidos pela Igreja de Nossa Senhora da Pena e a Casa de Câmara e Cadeia, onde abriga o Museu de Porto Seguro. Ah, nada de deixar de fora o Farol do Porto, você vai adorar!

Porto Seguro: um ponto de encontro para todos

Estar em Porto Seguro é ouvir vários dialetos dessa língua maravilhosa que é o português, além de outros idiomas. Tem gente de todos os cantos, atraídos pela sua receptividade e um portfólio que cumpre todos os requisitos. Se você é da turma do agito, tem tudo para animar mais ainda a sua festa. Mas se você é da turma da tranquilidade, tem também.  Atenção: se é praia que procura, ali não irá passar vontade. São 85 km de litoral, que de norte a sul, trazem o que precisa para querer morar por lá para sempre.

As vantagens de Porto Seguro não param por aí. É um município dividido pelos distritos de Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda, onde cada um deles oferecem atributos peculiares que se tornaram requisitados nos últimos anos. É possível até encontrar algum famoso por esses vilarejos.

As praias são incríveis: águas esverdeadas, areia branca e infraestrutura excelente para abraçar todos os tipos de públicos: do jovem em busca de agitação, casais em lua de mel e famílias completas. Vale a pena conhecê-las: Cruzeiro, Curuípe, Itacimirim, Mundaí, Taperapuã, Ponta Grande e Mutá, Apaga-Fogo, Araçaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga, Lagoa Azul, Taípe, Rio da Barra, dos Nativos, dos Coqueiros, Rio Verde, Itaquena, Curuípe, Jacumã e Juacema.

DICA: A Praia do Espelho é uma das mais belas do Brasil e faz jus ao seu nome. O mar reflete o céu azul, confundindo a visão. Ela é um pouco isolada, por essa razão não possui uma infraestrutura como outras praias de Porto Seguro. Outra praia famosa e que todo mundo indica é a Coroa Vermelha. Lá existe um marco que sinaliza o local da primeira missa no Brasil, piscinas naturais cheias de peixinhos e muita calmaria.

E nesse embalo de praia e natureza, o Parque Marino de Recife de Fora é um grande passeio. Para acessar o terceiro maior centro de biodiversidade marinha brasileira é preciso percorrer uma escuna durante 45 minutos. Ao chegar lá, uma grande festa de peixes, tartarugas e outros animais. Se você curte mergulhar e ver de perto toda essa vida, alugue um snorkel e aproveite cada segundo. Outra opção de passeio é assistir o espetáculo das baleias Jubartes que visitam essa região nos meses de julho e outubro.

Ainda nessa pegada de contato com  a natureza, quem curte o ecoturismo pode se animar porque a meia hora do fervo de Porto Seguro está o Parque Nacional Pau-Brasil, que está aberto para todos os turistas e oferece várias atividades: observação de aves, tirolesa e arvorismo, cachoeiras, mirantes, áreas para camping e trilhas com roteiros para caminhadas e pedaladas. Como o próprio nome sugere, o parque abriga 190 km de área de Mata Atlântica preservada, com exemplares de Pau-Brasil, com mais de 40 metros de altura e algumas milenares. Ali também a natureza caminha lado a lado com a história, sendo um ótimo local para entender melhor o processo de colonização do país.

DICA: Já se sabe que Porto Seguro tem uma natureza exuberante, mas um passeio que talvez você não conheça é pela aldeia da tribo Pataxó, na Reserva da Jaqueira. É uma oportunidade para conhecer o lado étnico da região, aprender mais sobre os costumes e hábitos dos índios, visitando até a oca do pajé que mostra como utiliza as plantas e ervas medicinais para fabricar seus remédios.

Estar em Porto Seguro é desfilar pela Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool – um ícone que não pode faltar em seu roteiro e o epicentro de todos acontecimentos do local. São casinhas coloridas, lojinhas e barraquinhas que servem quitutes, bebidas (inclusive, a famosa bebida Capeta) e vendem lembrancinhas para levar para aquela pessoa que você nunca se esquece. É um caldeirão de todos os rostos, cores e festas.

Ao lado da Passarela do Descobrimento, à beira do Rio Buranhém está a Ilha dos Aquários. Engana-se quem acredita que ali só exista um aquário, não senhor. As atividades oferecidas neste lugar vai desde as temáticas à ecologia até música ao vivo. O lugar por si só já é atrativo, um mangue com várias vegetações que formam um cenário praticamente mágico, aliadas a consciência ambiental apresentada no museu do mar com espécies de grande porte, como tubarões, arraias e outros peixes.

Agora, se quiser agradar as crianças, leve-as ao Arraial d’Ajuda Eco Parque. Um parque aquático cercado de árvores com vista para a praia do Arraial, o qual oferece piscinas com ondas e correntezas,  toboáguas com 88 metros, passeios de caiaque pela praia e a possibilidade de conhecer corais coloridos. Alegria aos olhos e para os pequenos que irão aproveitar todos os momentos.

Com tantos passeios, a fome também bate. Mas não se preocupe, porque Porto Seguro também mata a fome com moquecas, que é o prato-chefe de todo estabelecimento.

Porto Seguro é muito mais que os hits do verão dos anos 90. Ela é a origem e a essência de todo brasileiro e uma oportunidade para entender a formação do Brasil, sem deixar de aproveitar as festas, praias e o mar. Porto Seguro é um lugar para todos!

Confira os hotéis parceiros da RDC em Porto Seguro e comece agora mesmo as suas próximas férias!


Não é associado? Acesse nosso site e entre em SEJA ASSOCIADO! Venha conhecer as vantagens de fazer parte do melhor Clube de Férias do Brasil!

Deixe um comentário