Carregando...
''
01-DestaquePortoSeguro2

Porto Seguro de extremos: agitada e tranquila

Diferentemente de Cabral em 1500, os viajantes de hoje que chegam a Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, sabem muito bem o que desejam explorar: ver e vivenciar os extremos que oferece a principal cidade da Costa do Descobrimento, região tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

Os contrastes começam pela natureza, um cenário que entrega tudo: o mar azul profundo ou de cristalino verde turquesa; calmo e bravo, com e sem baleias; de praias urbanas agitadas por axé , temperadas com águas calmas ou deliciosamente rústicas e semidesertas; refúgio de pescadores e de índios pataxós; litoral desenhado por baías e manguezais, recifes de corais e quilômetros de falésias coloridas; com reservas de vegetação de Mata Atlântica e cortada por rios navegáveis que levam ao encontro de ilhas, praias e bucólicos vilarejos.

09-Destaque-costa-do-descobrimento

Fundada em 1534, Porto Seguro dista 730 quilômetros de Salvador, sua origem confunde-se com a própria história da descoberta do Brasil e pode ser conferida no Centro Histórico, localizado na Cidade Alta, construída no alto de uma falésia que se debruça sobre a orla e oferece uma vista fantástica de norte a sul da costa.

Na vila, encontram-se referências históricas como o Marco Padrão de Posse , de 1503, as ruínas da primeira escola dos jesuítas , o Museu de Arte Sacra, instalado na igreja da Misericórdia (1526) , além das igrejas Matriz Nossa Senhora da Pena (1535) e de São Benedito (1551 e a Casa de Câmera e Cadeia, de 1772, que abriga o Museu de Porto Seguro.

07-Destaque-museu-de-porto-seguro

Dica:  Hotéis parceiros RDC, como o Porto Seguro Eco Resort, único Resort localizado no Sitio Histórico do descobrimento, com vista para o mar, ocupa uma área de 120 mil metros quadrados e atende no regime de All Inclusive.

O romântico Solar do Imperador, localizado na Cidade Alta, em 20 mil metros quadrados, é  rodeado de jardins, praças, lagos, cascatas e uma deslumbrante vista panorâmica da região.

Importante: confira sempre no site a relação atualizada de hotéis parceiros.

A pouco mais de um quilômetro do centro, o  Memorial do Descobrimento é um ótimo passeio para quem deseja aproveitar a proximidade com a história e “respirar” um pouco de conhecimento entre as praias e o clima alegre de axé que envolve a cidade. Após visitar o prédio que conta a história das grandes navegações portuguesas, saia para um delicioso passeio no jardim botânico, nos vinte mil metros quadrados do local.

08-Destaque-memorial-do-descobrimento

Dica:  Siga por uma trilha arborizada, na Alameda do Desenvolvimento, para encontrar a  impressionante réplica da Nau Capitânia de Cabral, com  30 metros de comprimento, 8 de largura e 7 de altura.

 

Feche o circuito histórico praticando arco e flecha, fazendo  trilhas e degustando a culinária típica pataxó na Reserva Indígena da Jaqueira. A aldeia está localizada a 2 km da rodovia Porto Seguro-Cabrália e abrange  825 hectares de Mata Atlântica preservada. A iniciativa partiu dos próprios índios, uma população comprometida com projetos de responsabilidade social e ambiental. Os pataxós são os guias que acompanham os viajantes nas trilhas, vestidos e pintados à tradição indígena. Vale a pena aproveitar para adquirir artesanato e até saborear o prato típico pataxó, o peixe assado na folha de uma palmeira encontrada na Mata Atlântica da região, a patioba.

01-Destaque-reserva-indigena-da-jaqueira

Dica: É necessário agendar o passeio diretamente na Associação Pataxó de Ecoturismo por meio do e-mail pataxoes@yahoo.com.br ou dos telefones (73)9991-4560/5653 / 9141-7431

A Passarela do Descobrimento é mais conhecida como Passarela Álcool. Fica no Centro de Porto Seguro, ocupando toda a extensão da Avenida Portugal , com casarios coloniais transformados em butiques e lojinhas de artesanato, bares e restaurantes que oferecem petiscos e pratos típicos da culinária baiana. É lá que acontece o “esquenta” para enfrentar a noite e varar a madrugada, tomando a batida chamada “capeta” (mistura de vodca, pó de guaraná e leite condensado) oferecida nas barracas montadas no local ao entardecer. Àqueles que desejam se afastar do agito, no final da passarela há uma travessa chamada “O Beco”, com restaurantes mais aconchegantes.

05-Destaque-passarela-do-descobrimento

Dica: À tarde, separe alguns minutos para apreciar a vista do cais: de um lado, o Rio Buranhém, que banha a cidade e a separa de Arraial d’Ajuda. Do outro lado, o desfile de casarios coloniais do século 17.

Vários passeios fluviais partem do atracadouro de Porto Seguro rumo a atrações como o Parque Marinho de Recife de Fora, uma enorme formação de recifes de coral, onde, na maré baixa, formam-se piscinas e é possível  mergulhos com snorkel. Outra opção Inesquecível, por causa do impressionante visual, é o passeio pelo leito do Rio Buranhém , entre ilhas fluviais e vales , como dos Frades.

06-Destaque-parque-marinho-de-recife-de-fora

Entre julho e outubro, acontece um dos passeios mais esperados da Costa do Descobrimento: a observação das baleias jubarte que chegam da Antártica para o período de reprodução nas águas quentes e calmas do litoral sul baiano. Um passeio que chegou há poucos anos a Porto Seguro, graças ao trabalho de preservação da espécie que culminou com o aumento da população desses que são os maiores mamíferos do planeta.

PRAIAS:

Com areia branca, mar calmo e transparente e coqueiros ao longo de toda a orla, Taperapuã é a praia mais badalada de Porto Seguro. Fica a sete quilômetros do centro de Porto Seguro. É em Taperapuã que se encontram as famosas barracas Axé Moi e Toa-Toa,  que funcionam todos os dias das 10h00min às 17h30min. Elas oferecem toaletes, duchas, restaurantes, bares, além de animadas aulas de axé baiano, muita música alta, dançarinos e animadores pra deixar todo mundo no clima. Pra não ficar apenas festejando, aproveite o cenário para praticar vôlei, andar de caiaque, fazer passeios de escuna entre outros.

10-Destaque-bar-axe-moi

Dica: Para curtir Taperapuã , o Clube de férias RDC selecionou diferentes opções de  hospedagem em hotéis parceiros como Vitória Régia, Atlântida Park Hotel, Portobello Park, Sunshine Praia e Tropical Oceano Praia

Importante: Confira sempre no site a relação atualizada de hotéis parceiros

Para fazer caminhadas, rodeada de vegetação e ao som das ondas quebrando, a  Praia do Cruzeiro , localizada no centro de Porto Seguro,  tem boa extensão de areia e apenas 1 quilômetro de extensão.

04-Destaque-praia-de-cruzeiro

Dica: Para ficar em frente à Praia do Cruzeiro, próximo ao Centro Histórico e à Passarela do Álcool o Best Western Shalimar Praia é hotel parceiro RDC .

Importante: Confira sempre no site a relação atualizada de hotéis parceiros

Localizada a 10 quilômetros do centro, Mutá é uma praia de enseada, tem formato de abraço e é bom refúgio para quem busca tranquilidade e para os amantes da vela e dos esportes náuticos. Aliás, o Yatch Club de Porto Seguro fica ali e Mutá é palco de todas as regatas do litoral sul baiano. A marca  registrada da Praia do Mutá é o mar calmo de águas verdes e mornas, um banco de corais, que na maré baixa forma piscinas naturais, e coqueiros emoldurando a paisagem. Uma tranquilidade que somente é quebrada pelo som de ultraleves que partem dali para sobrevoar a região.

02-Destaque-praia-do-muta

Não são os famosos coqueiros que decoram a Praia de Curuípe, mas árvores características da Mata Atlântica no litoral sul baiano. Localizada a apenas 3 quilômetros do centro de Porto Seguro, oferece tranquilas águas esverdeadas e areia amarelada. Curuípe é cercada por recifes, perfeita para o mergulho. Sua infraestrutura é sob medida, com barracas que servem peixe frito e água de coco.

03-Destaque-praia-de-curuipe

Dica: Para hospedagem longe do burburinho de Porto Seguro , em frente a uma das praias mais tranquilas e bem localizadas de Porto Seguro, mas pertinho dos principais pontos turísticos da cidade, a RDC Férias selecionou o charmoso Porto Seguro Praia Resort,  com sistema de  All Inclusive oferecido no próprio hotel ou no Clube de Praia João da Sunga, em frente ao resort.

Importante: Confira sempre no site a relação atualizada de hotéis parceiros

Tão diversificadas quanto as atrações de Porto Seguro, são as opções de hospedagem do Clube de Férias RDC na cidade. Elas foram ampliadas para atender todos os estilos de viajantes.   Confira os hotéis parceiros da RDC na região. Conte com a nossa Central de Reservas.

 Imagem capa: (via)

Deixe um comentário