Carregando...
''

Região Serrana do Rio, onde beleza põe mesa

Com cenários exuberantes, paisagens envolvidas pela Mata Atlântica, parques, praças e reservas naturais, as cidades de Petrópolis e Teresópolis, localizadas na região serrana do Rio de Janeiro, são um prato cheio para caminhadas, pedaladas, trilhas, escaladas, rapel, rafting, cachoeiras e deliciosos banhos em piscinas naturais. Mas são as atrações gastronômicas que têm o poder de reunir todos os tipos de viajantes em volta de mesas de restaurantes, debruçados nos balcões de bares, em cafés pelas cidades.

01-Post-teresopolis

A região montanhosa, o clima ameno, a zona rural bem desenvolvida, no sentido de garantir diferenciais de qualidade, como a cultura orgânica e as tradições culinárias europeias, foram os ingredientes que atraíram chefs de cozinha e empreendedores do setor de bares e restaurantes e tornaram a região serrana do Rio um concorrido polo de  gastronomia.

Uma das cidades preferidas do imperador D. Pedro II,  Petrópolis é considerada um dos cinco melhores polos de gastronomia do Brasil. Há muito tempo é palco de eventos e festivais, como o Petrópolis Gourmet, já na 13ª. edição, com oficinas gastronômicas e uma programação especial para crianças.

04-Post-petropolis

Referência em cultura orgânica, os sabores e as cores da Petrópolis gastronômica podem ser vistas e sentidos antes mesmo de chegarem à mesa. Circuitos ecorrurais do Brejal, Taquaril, Araras e Bonfim são formas deliciosas de conferir de perto a produção de alimentos que são a marca da região: legumes, verduras, cogumelos, ervas finas, trutas, escargots, mel, pimenta, além de cervejas e chocolates.

Com muito ar puro, cachoeiras e suas nascentes, o circuito Caminhos do Brejal, por exemplo, localizado a 50 minutos do Centro Histórico de Petrópolis, oferece atrações como Provence, um jardim de ervas aromáticas, com venda de mudas, ervas frescas e desidratadas e azeites aromatizados. Ali, prove filé mignon com herbes, as mistura de sete ervas finas de Provence, acompanhado de batatinhas com cascas douradas com alecrim, creme de abóbora e espinafre. Tudo de lá mesmo.

06-Post-caminhos-do-brejal

No roteiro também está o Armazém Sustentável, situado a mil metros de altitude, cercado por Mata Atlântica nativa, nascentes e instalado numa área de 20 mil m². Oferece visita à fábrica de conservas e geleias orgânicas certificadas produzidas com ingredientes plantados na propriedade ou compradas de produtores da região e visita à plantação. O Armazém sustentável também produz houmus tahine, a deliciosa combinação de homus, que em árabe significa grão-de-bico e tahine, um creme feito de sementes de gergelim. Ah! a visita inclui também degustação. Hummmm!

07-Post-armazem-sustentavel

Dica: As visitas devem ser previamente agendadas Tels.(24) 2259-2154/2259-2192

Uma das mais deliciosas atrações gastronômicas da Região Serrana são as cervejas artesanais, cujo principal diferencial são as águas puras e límpidas que saem das fontes, com composição de PH ideais para a produção, além, é claro, do conhecimento herdado da colonização europeia na produção de cervejas. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo fazem parte da deliciosa Rota Cervejeira do Rio de Janeiro”, que oferece uma verdadeira imersão na cultura da cerveja, incluindo degustações e restaurante com garçons e maitres treinados por sommeliers de cerveja para a perfeita harmonização com os pratos. Sempre é bom lembrar: tudo isso em meio às paisagens de montanhas com cachoeiras e parque naturais.

03-Post-rota-cervejeira-do-rio-janeiro

Em Teresópolis, por exemplo, vale um passeio até a Cervejaria Sankt Gallen, que se inspirou na arte do famoso mestre cervejeiro Alfredo Claussen para a produção da linha de cervejas especiais Therezópolis. Lá, o visitante pode conferir o processo de fabricação, uma deliciosa lição sobre técnicas de degustação harmonizadas com diferentes tipos de queijos, pra sair sabendo identificar os sabores e aromas da cerveja.

05-Post-cervejaria-sankt-sankt

Em setembro, a Região Serrana do Rio de Janeiro é palco do Serra Wine Week, o maior festival de vinho da região, evento inspirado nos circuitos gastronômicos internacionais que movimenta as cidades de Petrópolis, Itaipava e Araras, respectivamente a 30 km e 49 km de Petrópolis. A atração envolve vários restaurantes e promove a degustação com responsabilidade, com uma van levando os viajantes apreciadores de vinho a seis restaurantes, onde serão degustados no mínimo dois rótulos em cada um, com aperitivos harmonizados.

Vale lembrar que Petrópolis e Teresópolis, além de fantásticos restaurantes de culinária nacional, também possuem restaurantes de origem alemã, italiana, russa, portuguesa, francesa, entre outros.

02-Post-serra-wine-weekend

Não é preciso esperar o friozinho para curtir as maravilhas da Região Serrana do Rio de Janeiro. Em todas as estações, a região pega o visitante não só pelos olhos, mas também pelo estômago. E isso é um delicioso motivo de viagem. No seu planejamento de férias ou de escapadas de final de semana para o paraíso da gastronomia, considere as opções de hospedagem da rede de parceiros RDC em Petrópolis, Teresópolis e região. Conte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário