Carregando...
''

Riviera Maya, extensão descolada de Cancún

Ao sul de Cancún, a apenas 36 quilômetros, começa um dos mais concorridos destinos do México, Riviera Maya. São 130 quilômetros da costa mexicana, que corre paralela ao Mar do Caribe, entre as cidades de Puerto Morelos e Punta Allen, no estado de Quintana Roo, na parte oriental da Península de Yucatan.

Curiosidade: Península de Yucatan é o local provável do impacto do asteroide que dizimou os dinossauros há mais de 65 milhões de anos, deixando um legado natural “bombástico”, de formações geográficas originais e surpreendentes.

Dica: A Riviera Maya fica a 90 quilômetros do aeroporto de Cancún e como não há voos diretos Brasil-Cancún, há sempre uma ou duas escalas na rota. Por exemplo, a TAM faz conexão na Cidade do México. A Copa Airlines faz conexão no Panamá; a LAN, em Lima, enquanto a Avianca voa via Bogotá e a Aeroméxico faz escala na Cidade do México. Portanto, é bom contar com a RDC Viagens para escolher os voos mais rápidos a partir de capitais brasileiras em companhias aéreas nacionais e internacionais.

Não é necessário visto de entrada para brasileiros no México a turismo (180 dias). No caso de desejar prosseguir viagem para os Estados Unidos é preciso obter visto norte americano antes de ingressar no México.

el-castilho

Sem dúvida, a natureza e as ruínas da civilização maia são as grandes atrações da Riviera Maya. Assim, o roteiro ideal deve englobar exploração da natureza, história e cultura. Não existe uma cidade específica que represente a Riviera Maya, mas várias pequenas cidades, como Playa del Carmen. Enquanto Cancún prima pela grande infraestrutura urbana de shoppings e vida noturna, PLaya del Carmen se caracteriza pelo jeito descolado, intimista. Perfeita para se deitar ao sol, caminhar pela praia e mergulhar no marzão azul. A Quinta Avenida é referência, é a principal via onde estão localizados diversos hotéis, restaurantes, bares, o comércio em geral. No calçadão e nas ruas transversais da Quinta Avenida, como a Calle 12, bares e baladas dão o tom da vida noturna de Playa del Carmen. Durante o dia, o agito acontece em beach clubs, como o  Mamita’s, aberto das 9 às 18 horas, com DJ, estrutura de restaurantes, familiar e VIP, aluguel de guarda-sóis, serviço de Spa, boutique etc.

playa-del-carmem

Dica: O período de Alta Temporada na Riviera Maya acontece entre dezembro e fevereiro. Entre março e abril há grande acesso de jovens americanos que aproveitam o chamado spring break. A temporada oficial de furacões no Caribe vai do início de junho ao final de novembro, com maior incidência nos meses de setembro e outubro. Vale conferir as previsões.

Destino obrigatório de quem está hospedado em Cancun ou na Riviera Maya, Cozumel, localizada na costa de Playa del Carmen,  é a maior ilha do México, com 14 quilômetros de extensão. É dona de praias lindíssimas, infraestrutura de clubes de praia, parques, restaurantes à beira-mar, cercada de florestas, mangues, lagoas e ruínas maias. É considerada o “paraíso dos mergulhadores” por abrigar a segunda maior barreira de corais do mundo e oferecer pontos à beira-mar para mergulhos com snorkel, além de diversas atividades aquáticas e submarinas, como explorar embarcações naufragadas ou  nadar com golfinhos no Parque Chankanaab, ao sul da ilha.

cozumel

Curiosidade: Cozumel ficou conhecida na década de 1960 graças ao mergulhador e documentarista francês Jacques Cousteau, que a apresentou ao mundo em documentários arrojados, de alta produção, muito populares na época.

Dica: Playa del Carmen é o único local da costa caribenha de onde partem os ferry boats de passageiros com destino a Cozumel, um trajeto que dura cerca de 40 minutos.
Navios de cruzeiro fazem paradas na ilha que também tem aeroporto próprio.

Mesmo que mergulhar não esteja nos seus planos, há diversas atrações em Cozumel, como trilhas, passeios de barco, de buggy, de jeep, de bicicleta e até de moto Harley–Davidson. Imperdíveis são as visitas às ruínas maias, como ao sítio arqueológico San Gervasio, com El Cedral, que foi um lugar sagrado. Não deixe de conferir o Farol Celerain, uma reserva natural com aves exóticas, crocodilos, iguanas, peixes tropicais etc.

Outro ponto imperdível da Riviera Maya é a cidade de Tulum, antiga cidade amuralhada do império maia, hoje um sítio arqueológico – o único situado à beira-mar, cerca de 60 quilômetros de Playa del Carmen. Vale conferir o cenário fotogênico das ruínas maias contrastando com a areia branquíssima e o verde-esmeralda do mar do Caribe. Um lugar perfeito para curtir a natureza mesmo porque tudo é muito rústico e a luz elétrica não chega até a praia. A cidade é considerada um centro de cura, um retiro de yoga, de saúde e bem-estar.

tulum

Não se deixe influenciar pela ausência de tecnologia e mordomias e curta as atrações e experiências somente possíveis ali em condições especialíssimas, como tours subterrâneos pelos cenotes espalhados por Tulum e arredores. Os cenotes, a principal fonte de água doce para os maias, e por isso considerados sagrados, são buracos profundos formados pelo desmoronamento do teto de uma caverna submersa, preenchidos pelas águas das chuvas e dos rios no meio da selva. Há vários tipos – a céu aberto que correm feito rios, semiabertos e subterrâneos, com cavernas e poços que chegam a quilômetros de profundidade, todos interligados entre si. Um verdadeiro labirinto subterrâneo. São mais de 10 mil cenotes na península de Yucatan, cerca de 100 abertos para o turismo, engenhosamente explorados para diversão e cuidadosamente preservados.

Dica: Em Tulum, alguns cenotes são especiais, como Dos Ojos, uma caverna repleta de água azul turquesa e transparente, um cenário incrível. Além de nadar, é possível mergulhar e apreciar a fantástica fauna e flora locais.

Aproveite para conhecer a parte histórica, os sítios arqueológicos de Tulum, no Parque Nacional de Tulum, uma área protegida distribuída ao longo da zona costeira desde o povoado de Tulum, ao norte, até a zona denominada Casa Cenote. No Parque encontram-se sítios incrivelmente bem preservados, como El Castillo, Templo de los Frescos e El Palacio. Também há ótimos locais dentro do parque para campings à beira-mar.

tulum-2

Dica: Uma forma legal de conhecer Tulum é ir pedalando até as atrações. Há várias lojinhas de aluguel de bikes e uma ciclovia que liga o centro às praias e outras atrações turísticas, como alguns cenotes.

Perto de Tulum, eco parques sustentáveis exploram todas as formas de curtir os rios subterrâneos, como Xel-Há, também conhecido como o maior aquário natural do mundo, com águas do mar e de um rio, onde convivem 70 espécies marinhas e de água doce e que oferece inúmeras atrações interativas e integrativas com a natureza.

No Xplor é possível, dentre outras atrações, percorrer a floresta num veículo especial, fazer rafting entre as estalactites de uma caverna, sobrevoar as copas das árvores em tirolesas, flutuar sobre rios submersos e mergulhar de snorkel em cenotes.

Há também o famoso Parque Eco Arqueológico XCaret, que une natureza, cultura, diversão e preservação. Oferece diversas atividades aquáticas nos cenotes, lagoas e praias, além de atrações que contam a história do povo maia e das tradições mexicanas, como o tradicional Festival de Vida e Morte, em homenagem ao Dia dos Mortos, com muita música e degustação da cozinha mexicana.

parque-ecologico

Dica: Da Torre Panorâmica de Xcaret, a 80 metros de altura, é possível avistar a ilha Cozumel e toda a beleza da Riviera Maya, graças à rotação 360° da torre.

Ao sul de Tulum, parte ainda mais rústica por estar longe do burburinho turístico,  encontra-se a Reserva de Sian Ka’na, uma área de preservação ambiental com lagoas, praias desertas de mar verdão esmeralda e águas cristalinas, além de golfinhos e tartarugas marinhas. No interior da reserva há pelo menos 23 sítios arqueológicos maias de mais de dois mil anos.

Quer ficar impressionado com ruínas maias grandiosas? Estique o passeio em direção ao interior, até o sítio arqueológico Chichén Itzá, a 152 quilômetros de Tulum, para ver a mais famosa Cidade Templo Maia, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, com templos como Kukulkan, uma das novas 7 maravilhas do mundo moderno – uma pirâmide de quatro lados com simbolismos dos calendários agrícola e astronômicos, que demonstram os conhecimentos avançados da civilização maia. Recentemente foi descoberto que Kukulkan possui outras duas pirâmides no seu interior.

mergulho

Confira as opções de hospedagem em hotéis parceiros da Rede Internacional em Cancún e Playa del Carmen e entre em contato com a RDC Viagens, a agência preferencial dos Associados. Confira também a flexibilidade que seu plano de férias oferece para aluguel de carro. Se preferir, converta as diárias prorrogadas, ou anuidade do seu plano, na compra de pacotes de viagem ou aproveite os pontos do Indique e Ganhe.

RDC Viagens
Segunda a sexta-feira das 8h às 19h30
Telefones: (11) 2172-0270 / 4096-0270
E-mail: agencia@rdcviagens.com.br

Deixe um comentário