Carregando...
''
Destaque-Panama

San Blás, Las Perlas e outros paraísos do Panamá

Nosso blog volta ao Panamá, aquele maravilhoso istmo de 700 km de comprimento e largura variando entre 50 e 200 km que se estende de leste a oeste, unindo a América do Norte e a América do Sul. Uma posição geográfica privilegiada que permite espetáculos assim: ver o sol nascer pelo lado do oceano Pacífico, na Cidade do Panamá, e se pôr no Atlântico, nos arredores de Colón, sobre o mar cor de esmeralda do Caribe. São 1.400 km de litoral pacífico, onde 325 rios jogam suas águas e fantásticos cenários se multiplicam.

06-Panama

Diante de tanta singularidade, é tempo de descobrir os mares do Panamá, onde surfistas, jovens e famílias inteiras sempre encontram a sua praia. Os cenários de águas cristalinas estão presentes nas duas costas. Na costa sul, voltadas para o Oceano Pacífico, estão as praias que fazem a alegria dos surfistas; do lado norte, voltadas para o mar do Caribe, estão maravilhas como o arquipélago de San Blás, oficialmente, Comarca Kuna Yala, um dos mais belos destinos naturais do mundo.

Kuna Yala é uma das sete regiões indígenas semiautônomas do país, comandada 50 mil índios kunas. Das 378 ilhas que formam o arquipélago, apenas 10% são habitadas, como Aguja, Perros, e a mais importante: El Porvenir.  Os kunas preservam esse paraíso, que conta com 320 mil hectares de floresta preservada e é rico em ouro. Nenhum tipo de exploração dos recursos é permitido, nem investimentos estrangeiros. Os kunas administram tudo, inclusive as cabanas rústicas distribuídas nas areias, um meio de hospedagem pra lá de original e nativo.  Entre as atrações do lugar estão: o mar azul turquesa, águas tão transparentes que dá pra avistar a vida marinha; passeios de barco que os kunas promovem até as outras ilhas, muita paz, tranquilidade e cenários arrebatadores.

05-Panama-kuna-yala

Dica: Para chegar a San Blás, a partir de Cidade do Panamá, é preciso dirigir por três horas, depois fazer a travessia de barco até a ilhas como Aguja e Perros. Ilhas mais distantes da costa também podem ser acessadas por voos.

Ainda na costa caribenha do Panamá está Bocas del Toro, um arquipélago do mar caribenho situado na região oeste do país, próximo à divisa com a Costa Rica, composto por nove ilhas principais e 200 ilhotas. A ilha principal é Colón, onde fica a capital, Bocas del Toro ou Bocas Town, com suas casas coloridas sobre palafitas, ancoradouros e barcos. De lá partem barco-taxis para outras ilhas, como Isla Carenero, a apenas 5 minutos de Boca Town, onde estão tão alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar, que oferecem uma vista incrível do pôr do sol. Aproveite para alugar um caiaque ou SUP para circular pela ilha. O lado norte é o preferido dos surfistas.

01-Panama-boca-town

Isla Bastimentos fica a 20 minutos de barco de Boca Town. É uma das maiores ilhas, com 52 km² de área, com floresta tropical, longa faixa de areia, belas praias, como a famosa Red Frog Beach e um dos melhores pontos de mergulho e surfe da região.

03-Panama-isla-bastimentos

Localizada a leste de Bastimentos, Cayos Zapatilla, nos limites do Parque Nacional Marino Bastimentos, protege uma das áreas mais selvagens do ecossistema do Panamá. Não perca espetáculos como golfinhos nadando próximo ao barco, ou paradas estratégicas como em Cayo Coral, que conta com arrecifes de coral e uma grande população de peixes tropicais, para um mergulho de snorkel.

02-Panama-cayos-zapatilla

Do lado do Pacífico há o Arquipélago de Las Perlas, com 90 ilhas e ilhotas e cenário de areia branca e mar azul-turquesa. A ilha mais conhecida é a Isla Contadora, com doze praias e infraestrutura com hotéis e restaurantes, casas de bom padrão e ruas calçadas e iluminadas que podem ser exploradas de dia e de noite. A Ilha já foi reduto de verão de artistas de Hollywood nas décadas de 60 e 70, embora o grande charme do lugar esteja realmente no cenário calmo das praias e no clima que, ao contrário do lado caribenho, mantém os dias com mais horas secas, mesmo nos períodos de chuva.

04-Panama-isla-contadora

O paraíso dos surfistas de todo o mundo também está do lado do Pacífico, na maior ilha do Panamá, Coiba, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A ilha fica a cerca de 4 horas de carro da Cidade do Panamá. Além de boas ondas frequentadas por profissionais do surfe nas praias de La Punta, Punta Brava e Santa Catalina, também é ótimo ponto para mergulho e pesca em alto mar. Transportes de barco levam ao Parque Nacional de Coíba, onde é possível fazer passeios ecológicos, turismo marítimo e esportes aquáticos.

> Confira também o texto 7 RAZÕES PARA ESCOLHER O PANAMÁ COMO SEU PRÓXIMO DESTINO DE VIAGEM.

Se você deseja viver experiências no mar do Caribe, mas de um jeito diferente, autêntico, então seu destino é o Panamá. Conte com a flexibilidade do seu Plano de Férias e com a assessoria da RDC Viagens, a agência preferencial do Associado para planejar sua viagem ao paraíso.

Deixe um comentário