Carregando...
''

Santos, a ilha do maior jardim frontal de praia do mundo

Apenas 72 quilômetros  separam a cidade de São Paulo da cidade de Santos, no litoral sul do estado de São Paulo. Paulistas e paulistanos costumam fazer bate e volta ou viagens de finais de semana até Santos, a 5ª. cidade no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros, conforme Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aferido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O percurso vale a viagem: escolher uma das  rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes  para descer a Serra do Mar rumo ao litoral sul de São Paulo é trocar o cinza da cidade pelo cenário verde da Mata Atlântica, que emoldura as pistas, os túneis, as pontes da Imigrantes (inaugurada a primeira pista em 1976 e a segunda em 1998) e, para os mais românticos,  as famosas curvas e as paisagens da  Via Anchieta, inaugurada em 1947.

Santos está localizada na Ilha de São Vicente. É uma cidade histórica, foi elevada à categoria de Vila em 1546 . Mas desde 1502 acompanhou o povoamento da região, sentiu os reflexos das conquistas e invasões estrangeiras no solo brasileiro e vivenciou ciclos econômicos importantes, como do açúcar, dos bandeirantes e do café. No seu cais, em velhos trapiches e pontes, atracaram embarcações trazendo colonizadores e imigrantes e partiram muitas riquezas. Hoje, o Porto de Santos, inaugurado em 1892, é o maior da América Latina, com 13 quilômetros de extensão, e responsável pela movimentação de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil. O Museu do Porto possui videoteca que ajuda a contar a história do lugar por meio de imagens.

02-Post-museu-do-porto

Um passeio de bondinho pelo Centro Histórico de Santos é uma boa pedida para conhecer a história à moda antiga, com guias – vovozinhos – explicando os principais pontos, como o Conjunto do Carmo, uma curiosa construção barroca que integra a Igreja do Convento de 1599, com quatro telas de Benedicto Calixto e a Capela da Ordem Terceira, de 1752, decorada com azulejos portugueses.

06-Post-conjunto-do-carmo

A Bolsa Oficial de Café, um imponente prédio em estilo neoclássico, decorado com painéis e vitrais de Benedito Calixto, abriga o Museu do Café, que conta a história do café no Brasil. Ao terminar a visita, uma paradinha na cafeteria instalada na belíssima construção de 1922.

03-Post-museu-do-cafe

Os jardins da orla de Santos formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, segundo o website do Guiness. São 5.335 metros  distribuídos ao longo de sete quilômetros de praias, ou 218 mil e 800 metros quadrados, que vão da praia José Menino à Ponta da Praia.  Isso foi possível porque as praias de Santos fazem parte de uma mesma enseada. Sete canais cortam a cidade e dão nome aos bairros e às praias urbanizadas, que possuem basicamente as mesmas características e infraestrutura de postos de salvamento, banheiros, chuveirinhos, quiosques de lanches, playgrounds para as crianças, além dos serviços da Guarda Municipal.

05-Post-jardim-orla-de-santos

A praia José Menino é a que apresenta ondas mais fortes. Fica próxima à Plataforma do Emissário Submarino e é a preferida para a prática do surf. Ali, a Escolinha Radical, mantida pela prefeitura local, oferece aulas gratuitas de surf e bodyboarding para a garotada.

01-Post-praia-jose-menino

Na Ponta da Praia, bairro localizado entre os canais 6 e 7, além de ótima vista para o mar, está a atração mais concorrida da cidade, o Aquário Municipal, o mais antigo do Brasil, inaugurado em 1945 . Pioneiro na utilização de água captada diretamente do mar nas suas instalações, é possível conhecer os famosos pinguins de Magalhães, observar de perto tubarões-lixa, lobo e leão marinho, peixes de várias espécies, pequenos lírios do mar, o caranguejo aranha, os ouriços roxo e verde, estrelas do mar, entre outros.

07-Post-aquario-de-santos

Localização:Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla)

Para a melhor vista da cidade e do Porto de Santos é preciso subir o Monte Serrat (ou Monte São Jerônimo). O percurso pode ser feito de duas formas: por um bondinho funicular (aquele que é puxado por cabos sobre um trilho) ou subindo uma escadaria de 416 degraus, que possui 14 nichos com representação da Via Sacra. No topo do morro encontram-se o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, construído em 1609 em homenagem à padroeira de Santos, e o fantástico Mirante, a 167 metros do nível do mar, para uma vista 360º da cidade.

04-Post-monte-serrat-01

Para conhecer a Baía de Santos e olhar a cidade sob a perspectiva do mar,  passeios de escuna partem da Ponta da Praia, especialmente nos finais de semana.  O roteiro de uma hora e meia inclui o Forte da Barra e paraísos na terra, como as praias do Góes, entre Santos e Guarujá, Cheira Lima e Sangava, além de mergulho na ilha das Palmas e uma panorâmica do skyline da orla de Santos, com seus prédios inclinados, e o Porto de Santos.

Se a sua próxima experiência inclui uma viagem ou escapada ao litoral sul de São Paulo, confira as opções de hospedagem da rede de parceiros RDC em Santos e região. Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário