Carregando...
''
capa

Simplesmente Trancoso

A charmosa Trancoso, distrito de Porto de Seguro, faz parte da região turística Costa do Descobrimento, não só porque faz parte da história do Brasil desde a sua origem, também pelas belezas naturais – toda a costa foi tombada pela UNESCO, como Patrimônio Natural Mundial  pela diversidade de atrativos naturais, como praias, baías, recifes de corais, rios navegáveis e outras maravilhas.

trancoso-geral

Localizada a 70 km de Porto Seguro, litoral sul da Bahia, podemos dizer que Trancoso, hoje com pouco mais de 11 mil habitantes, foi “descoberta” três vezes. Primeiro foram os jesuítas que em 1586 fundaram a aldeia para catequisar os índios; depois  foram os hippies, na década de 1970, que escolheram Trancoso como o lugar ideal para viver um estilo de vida alternativo, longe do agito das grandes cidades. Duas décadas depois, com a construção de estradas e aeroportos na região, o mundo descobriu a pequena aldeia de pescadores como um dos mais belos e icônicos destinos turísticos da Bahia e do Brasil. É o queridinho de ricos e famosos que apreciam o jeito descolado de unir tudo de bom que a vida simples proporciona, sem abrir mão do conforto, facilidades e da sofisticação da vida moderna. Tudo isso num cenário idílico, com áreas de Proteção Ambiental, com rios, lagos, mangues, falésias multicoloridas, coqueirais e um mar azul cor esmeralda, de águas mornas e cristalinas.

trancoso-geral-2

Dica: Para chegar a Trancoso a partir de Porto Seguro, basta pegar uma balsa para Arraial d´Ajuda e, de lá, a estrada Trancoso x Arraial d´Ajuda.

O contraste entre simplicidade e sofisticação pode ser percebido já no Quadrado, a Praça São João, no centrinho de Trancoso. É um point imperdível localizado no topo do platô, com vista espetacular para o mar. É formado pela igreja São João Batista, construída pelos jesuítas entre os séculos 17 e 18, tendo à frente um campinho de futebol e, formando o retângulo, um casario antigo, multicolorido.

igreja-sao-joao-batista

A igreja foi construída de costas para o mar, portanto o mirante fica atrás da igreja e oferece uma vista espetacular das praias dos Coqueiros e dos Nativos, além do rio Trancoso dividindo ambas.

O conjunto de casas do Quadrado tem aparência simples. Algumas delas são ocupadas por nativos, outras viraram pousadas ou abrigam negócios elegantes, como lojas de grifes famosas, de artesanato, restaurantes finos etc. Curta a tarde apreciando a tranquilidade do local.

quadrado

Dica: A noite no Quadrado é especial. Como não há iluminação pública, aproveite para curtir o clima criado ao ar livre com velas acesas sobre as mesas dos restaurantes.

Há várias formas de explorar Trancoso – pedalando por trilhas na Mata Atlântica próximas às praias de Rio Verde, Coqueiros e Itapororoca, por exemplo; em cavalgadas guiadas pelas praias e até em passeios de quadriciclo para conhecer também localidades próximas, como o Vale dos Búfalos, a Vila Indígena de Itaporanga e as praias de Itaquera e do Espelho.

A Praia dos Nativos é a mais próxima do Quadrado, na direção sul da vila, e a mais conhecida pelos viajantes, especialmente os jovens. Possui águas calmas, areias finas e arrecifes. A praia é ponto de deságue do rio Trancoso no mar, fenômeno que culmina com a formação de piscinas naturais para a alegria da criançada e de toda a família. É excelente local para a prática de esportes náuticos, como Stand up Paddle, kitesurfe e até para passeios de caiaque, a cavalo, etc.

Dica: aproveite as barracas para saborear um delicioso “peixe assado na telha”, como na Cabana do Zé Barbudo ou tapioca recheada na famosa “Tapioca da Geisa”.

Localizada ao sul de Trancoso, a 4 km da Vila, Itapororoca é uma praia deliciosamente selvagem, com muita vegetação na sua parte alta e areias em tons de amarelo. O mar com águas de cor esverdeada e ondas fortes é um convite para o surfe, mas também permite boas braçadas. Aproveite para caminhar pela areia, cavalgar e fazer trilhas pela mata nativa.

A Praia dos Coqueiros, situada ao sul da barra do rio Trancoso, é perfeita para crianças. É uma das preferidas pelos viajantes pelo fácil acesso e pela beleza das longas faixas de areia cobertas de coqueiros, mar de águas calmas, esverdeadas e bem quentinhas. Possui barracas com bangalôs e espreguiçadeiras.

Dica: Chegue cedinho para curtir a maré baixa, as ondas bem calmas e ainda ver os arrecifes descobertos.

A Praia do Rio Verde é considerada uma praia tranquila. Atrai aquele pessoal jovem e descolado que costuma ver a praia como uma trilha verde. Localizada a apenas 15 minutos da Praia dos Coqueiros é uma praia tranquila, de areias claras que surgem nos contornos da vegetação nativa, mar de águas cristalinas, com  ondas que atraem surfistas em alguns períodos do ano. Para banhos de água doce, não deixe de conferir a Lagoa do Rio Verde, bem próxima à orla.

praia-do-rio-verde

Dica: Aqui também a pedida gastronômica é saborear o famoso peixe na telha. No verão há festas diurnas na praia.

A tranquila praia do Rio da Barra fica a apenas 3 km ao norte de Trancoso, caminhando pela praia na direção de Porto Seguro. O ponto alto é a paisagem composta por falésias coloridas, lagoas e coqueirais. Uma das formas para explorar esse paraíso é em passeios de caiaque.

Localizada entre Arraial D´Ajuda e Trancoso, a 8 km de da vila, caminhando para o norte, está a Praia do Taipe, cercada por uma cadeia de falésias que vão do branco aos tons vermelhos, pela vegetação nativa e forrada com areias claras. Tem todo o clima de praia deserta. Em meio aos coqueiros está a Lagoa Azul.

Dica: Em uma parte da praia há quiosques que alugam barracas e também oferecem pratos típicos da região regados a música.

Distante 20 km de Trancoso, entre Trancoso e Caraíva, está a Praia do Espelho, que  já entrou na lista das praias mais bonitas do mundo, com suas falésias brancas e avermelhadas, águas cristalinas e grandes piscinas naturais que surgem na maré baixa e são verdadeiros espelhos que refletem o céu e o cenário surreal das falésias. É perfeita para caminhadas à beira mar, desfrutando de um cenário fotogênico espetacular. Consulte a Tábua das Marés no site da Marinha antes de visitar a praia para aproveitar bem as belezas da praia na maré baixa.

praia-do-espelho

Dica: Os bares trabalham com consumação mínima e se desejar almoçar, reserve com antecedência, especialmente na Alta Temporada.

Não deixe de aproveitar a proximidade entre as cidades da Costa do Descobrimento, ao sul de Porto Seguro,  para conhecer o melhor que cada uma delas oferece, como TrancosoArraial D’Ajuda, localizada no topo das falésias e rodeada pela mata Atlântica e Caraívas, aldeia de pescadores com jeitinho da antiga  Porto Seguro, dividida entre o rio e as praias com coqueirais.

Aproveite as opções de hospedagem em hotéis parceiros na região, a flexibilidade dos Planos de Férias para diárias extras e também para alugar automóveis ou adquirir produtos turísticos na RDC Viagens, a agência preferencial do Associado, como passagens aéreas, traslado, passeios, seguros e outros! 😉

Deixe um comentário