Carregando...
''

Tavira, o autêntico charme português na Algarvia

Tavira é antes de tudo, charmosa. Está localizada no Algarve, região do extremo sul de Portugal conhecida pela diversidade de cenários de serras, bosques e de mar. Os 200 km da costa do Algarve são recortados por falésias, grutas, praias rochosas e de amplos areais. Uma região cheia de tradições, de histórias que datam de 400 anos Antes de Cristo, com a presença dos povos fenícios, do império romano e, há mais de mil anos, quando ficou sob domínio árabe durante cinco séculos. Traços de todas essas culturas podem ser vistos e sentidos ainda hoje, após a definitiva reconquista portuguesa em 1242.

tavira-generico

A própria cidade dá o roteiro de como explorá-la. Basta acompanhar o trajeto do rio que atravessa Tavira ao meio, o romântico Rio Gilão. Às suas margens, na Praça da República ou no Jardim do Coreto, o mais antigo jardim público de Tavira, é possível contemplar um dos cenários mais belos da cidade, saboreando um gelato: a Ponte Romana e seus arcos, construção do período medieval e, na outra margem do rio, o desfile de casarios brancos de telhados de 4 águas.

praca-romana

Dica: A partir das arcadas da Praça da República, suba à área velha da cidade para visitar a Igreja da Misericórdia, de 1551, uma das mais valiosas de Tavira. Atente para o portal em pedra com elementos renascentistas talhados.

A poucos metros da Igreja da Misericórdia, próximo à Igreja de Santa Maria do Castelo, estão as Ruínas do Castelo de Tavira envolvidas por belos jardins . Suba à torre octogonal do castelo e aprecie a espetacular vista panorâmica de Tavira, seus telhados característicos em forma de pirâmides, as cúpulas de várias igrejas, o rio correndo rumo à Ria Formosa e, ao fundo, as salinas.

castelo-vista

Dica: Tavira possui 37 igrejas, portanto, não deixe de conhecer pelo menos uma delas, como a Igreja de Santa Maria do Castelo. Sua construção, iniciada no século 12, originou-se de uma antiga mesquita muçulmana.

Caminhe pelas ruas de Tavira, atente para os brilhantes azulejos que cobrem paredes, as famosas portas de reixa – madeiras entrelaçadas, para deixar o ar e o som entrarem, costume herdado dos árabes para resguardar a intimidade das casas. Desça à parte baixa e aproveite o passeio para conhecer o Mercado da Ribeira, à margem do Rio Gilão, uma construção do século 19 transformada em espaço com restaurantes, cafés e produtos artesanais. Ótimo momento para provar as especialidades locais: a feijoada de lingueirão (marisco), o arroz de polvo ou o atum com molho de cebola e tomate.

rio-gilao

Dica: Ainda no Mercado da Ribeira, experimente um pouco da cozinha mediterrânea no Gilão Restaurante, com delícias como Robalo da costa escalado (aberto) na grelha, batata a murro e manteiga de alho ou o polvo no barro com azeite e alhos e batata a murro.

Seguindo o Rio Gilão rumo ao Cais das Quatro Águas para apanhar os barcos rumo à Ilha de Tavira, não deixe de fazer uma parada nas Salinas de Tavira – vários conjuntos de salinas localizadas nas duas margens do rio. São dessas salinas que saem os melhores sais refinados de Portugal e nasce a requisitada flor de sal, usada pelos chefs de cozinha gourmet em todo o mundo.

Além das salinas, sapais (uma espécie de mangal), areais, 60 km de litoral preservado, vistas incríveis e uma farta diversidade de fauna e flora fazem parte do Parque Natural da Ria Formosa. Contrate passeios para explorar o Parque pedalando em pequenos grupos ou navegando em barcos para observação de pássaros, por exemplo.

Um braço da Ria Formosa separa Tavira das suas praias inseridas nos 11 km de extensão da Ilha de Tavira. Vá ao encontro das mais famosas: as praias de Tavira e do Barril.

Dica: O acesso à Ilha de Tavira é feito por barco a partir do Cais de Tavira ou do Cais das Quatro Águas, no fim da Estrada das 4 Águas, cerca de 2 km do centro da cidade.

4-aguas

As areias douradas da praia de Tavira se estendem por 7 km ao longo da costa. É bem familiar, com boa infraestrutura turística, como cafés, restaurantes e área de camping.

A partir da Praia de Tavira, uma caminhada de 40 minutos leva a um cenário interessante logo na entrada da Praia do Barril: o Cemitério das Âncoras – 100 âncoras fincadas nas areias da praia, um espécie de memorial à antiga comunidade de pesca do atum, que desapareceu e cujas casas pesqueiras foram transformadas em modernos cafés, restaurantes e cabanas de praia.

cemiterio-das-ancoras

Se conhecer Portugal é seu objetivo de viagem, considere a região do Algarve, toda a sua diversidade de serra e mar e a opção de hospedagem do parceiro Vila Galé em Tavira.

algavarve

Conte também com a as opções de utilização do seu Plano de Férias no exterior. Consulte a RDC Viagens, a agência preferencial do Associado. Envie um pedido de cotação para o e-mail agencia@rdcviagens.com.br informando a quantidade de pessoas e o período da sua viagem. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 2172-0270, 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h. Bom planejamento!

Deixe um comentário