Carregando...

Teresópolis, para viajantes de todos os estilos

A 75 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, na região serrana do estado, Teresópolis é um dos destinos mais charmosos do Brasil, dono de um impressionante cartão postal: o pico Dedo de Deus, com seus 1.692 metros de altitude. Conhecida como a Capital do Montanhismo, seu cenário ajuda a criar o clima para curtir atrativos naturais e urbanos para todos os tipos de viajantes.  São três parques ecológicos, 137 opções de restaurantes da culinária internacional, uma feirinha badalada com mais de 700 expositores e vários roteiros de cervejarias artesanais, as famosas rotas das cervejas das montanhas. Bora pro friozinho gostoso de Terê?

Prepare-se para uma selfie que vale um cartão postal personalizado. Na BR-116, no trevo de acesso à Teresópolis, o Mirante do Soberbo oferece uma especular vista do pico Dedo de Deus, da baía de Guanabara e da cidade de Niterói. Há um recuo na pista para estacionar o carro e contemplar a vista três em um. A foto ficará mais ou menos assim: você feliz em primeiro plano, tendo ao fundo o monumento geológico apontando seu “indicador” para o céu e tudo mais que a sua câmera conseguiu captar. Algumas vezes essa paisagem vem acompanhada de nuvens encobrindo o topo do pico. Momento perfeito para compartilhar.

05-Post-dedo-de-deus

Dica: Para não correr riscos, e também porque a paisagem se descortina de dia, evite parar no acostamento da pista à noite.

Parque da Serra dos Órgãos

Como a Natureza de Teresópolis adora se exibir, o Parque da Serra dos Órgãos mostra mais monumentos naturais, como a Pedra do Sino, de 2.263 metros, o ponto mais alto da serra do Mar. O parque é espaçoso, abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, mas a sede de Teresópolis é considerada a mais estruturada para receber visitantes. São mais de 20 mil hectares de mata nativa e atrativos como piscinas naturais para banhos incríveis, áreas para camping, mirantes, poços, quedas d’água e trilhas para caminhadas de vários níveis de dificuldade. Aliás, ali se encontra a maior rede de trilhas do Brasil.

06-Post-parque-serra-dos-orgaos

Destaque para a Trilha Suspensa, uma trilha leve de 1, 3 quilômetro que corta um trecho da Mata Atlântica e fica num nível elevado em relação ao terreno que permite observação próxima às copas das árvores. Construída sobre um aqueduto do início do século 20, começa na Praça da Barragem e termina em um mirante com vista para um espelho d’ água formado por uma cachoeira.

07-Post-trilha-suspensa

Quer saber uma forma diferente de conhecer o parque? Ao entrar, pare no Centro de Visitantes do Parque da Serra dos Órgãos, localizado a 150 metros da portaria. Uma exposição interpretativa, no melhor estilo geoturismo, passa informações através de imagens e de atividades lúdicas e educativas, assim como a maquete com animação e áudio que ajuda a explicar as características do parque, destaca os principais pontos e apresenta reproduções de animais, enquanto computadores oferecem apresentações multimídia e jogos temáticos.

03-Post-centro-visitantes-serra

Dica: Entre os meses de maio e outubro há menos chuva, portanto é o melhor período para visitar o parque. Entre novembro e fevereiro, a água das piscinas naturais fica menos gelada.

Cachoeira dos Frades

Que tal sentir o clima da serra com gostinho de praia? Pegue o carro e vá conhecer a Cachoeira dos Frades. Ela fica no quilômetro 19 da rodovia Teresópolis-Friburgo. É pertinho e vale a pena ver a queda da cachoeira que forma uma piscina natural com areia branquinha no fundo. E pra matar saudades do litoral, um gramado compõe um cenário ideal para tomar sol depois de um banho de cachoeira.

02-Post-cachoeira-dos-frades

Dica: Na estrada para Friburgo fica a Fazenda Gèneve, famosa pelos mais de 10 tipos de queijos de cabra. Vale a pena levar pra casa.

Beer Tour

Depois de tanta natureza, é hora de fazer um tour de adultos, já que menores de 18 anos não podem participar do Beer Tour – uma visita à unidade de Teresópolis do Grupo Petrópolis, que faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. O visitante conhece uma das cervejarias mais modernas do país em pleno funcionamento, todo o processo de fabricação e no final do passeio há degustação de chope e visita à loja.

01-Post-beer-tour-teresopolis

Dica: As visitas são realizadas de segunda a sábado às 9 horas e às 12h30min, mediante prévio agendamento, com mínimo de 15 pessoas e máximo de 35.

Vila St. Gallen

Cidade de serra merece um cenário que lembre os Alpes. A Vila St. Gallen cumpre essa missão em Teresópolis. Ela reproduz o cenário de St. Gallen, cidade localizada na Suíça alemã, o que a leva oferecer o melhor desses dois mundos: uma cervejaria e restaurantes como o Abadia, instalado no sótão de uma antiga casa onde “monges beneditinos” servem fondues e racletes; o Harlekin Pub, de cozinha alemã, com pocket shows e música nos fins de semana; o Biergarten, espaço com jardins, café (Kaffee Haus), bar com mesinhas no jardim ao ar livre; pátio com capela, chafariz, loja de suvenires e delicatessen. A entrada na vila é gratuita.

04-Post-cervejaria-sankt

Nos finais de semana, aproveite para fazer um passeio guiado à Cervejaria Sankt Gallen, no coração da vila, famosa por lançar as linhas de cervejas especiais Therezópolis em homenagem ao mestre cervejeiro Alfredo Claussen, que fundou a primeira cervejaria do município e responsável pela elaboração da apreciada Cerveja Therezópolis. O processo de fabricação e a técnica de degustação harmonizada com diferentes tipos de queijos valem como uma aula sobre como apreciar e identificar melhor os sabores e aromas da cerveja. As visitas são previamente agendadas.

Hora de relaxar e comprar de tudo na Feirarte, Feira de Artesanato de Teresópolis. Mais conhecida pelo nome do bairro nobre onde acontece desde 1983, a Feirinha do Alto fica a 3,6 quilômetros do centro de Teresópolis e é famosa pelos preços camaradas. São mais de 800 boxes que oferecem de roupas de lã a objetos de decoração, móveis e objetos em madeira, couro, além de doces delícias, como bolos, pães, chocolates e licores. Uma praça de alimentação e um pequeno parque infantil ajudam a contentar toda a família.

Deixe um comentário