Carregando...
''

Um dia diferente em museus pelo mundo

Se visitar museus nem sempre é o objetivo de viagem de muitos viajantes, esta semana, quarta-feira 18, foi diferente com o Museum Selfie Day, uma ação mundial que acontece desde 2014. A ação é simples, mas totalmente identificada com as tendências atuais de usar as mídias sociais para engajamento. Consiste em convidar os visitantes a tirar autorretratos nos museus e postar suas selfies, usando a hashtag #MuseumSelfie, aproximando assim o público dos museus.

Resultado: A visita a museus considerada “careta”, em alguns casos, provou que pode se tornar um passeio interativo. Fotos criativas e muitas vezes hilárias e inesperadas foram publicadas durante todo o dia com a hashtag e nos perfis das instituições participantes nas redes sociais, despertando a curiosidade de viajantes para visitar museus que muitos nem pensavam existir.

No estado de São Paulo, por exemplo, dezenove museus e espaços culturais participaram da ação, dentre eles a badalada Estação Pinacoteca, a Casa das Rosas, o Museu Catavento e também instituições menos conhecidas, como o atualíssimo Museu da Diversidade Sexual, considerado um dos únicos do mundo, e o primeiro da América Latina, a tratar da temática LGBT. Para o Museum Selfie Day, o MDS criou um brinde, uma cartela de adesivos super legais, para quem visitasse o museu, fizesse a selfie e publicasse na rede, usando as hashtags.

04-Post-museu-catavento

Dica: Até 28 de janeiro o Museu da Diversidade Sexual está exibindo a exposição CAIO mon amour – amor e sexualidade na obra de Caio Fernando Abreu. Para retratar a vida do escritor gaúcho, além de uma linha do tempo com fotos e fragmentos das suas obras, foi montada uma plataforma para o “karaokê literário”, onde os visitantes podem declamar poesias, além de outras ações interativas no espaço.

Endereço: Piso mezanino da Estação República do Metrô –loja 518. Horário: 3ª. a domingo, das 10h às 20h. Entrada grátis. www.museudadiversidade.com.br

Outro museu participante e pouco conhecido dos viajantes é o Paço das Artes, atualmente localizado no prédio do MIS, na Avenida Europa, em São Paulo.  Um espaço de vanguarda  que mantém exposições de arte contemporânea, promove cursos, palestras, workshops, conferências, audições e intercâmbios artísticos, abrangendo  todos os segmentos das artes plásticas, artes visuais e multimídia , além de incentivar novos artistas.

02-Post-Museu-paco-das-artes

Dica:  De 26 de janeiro a 5 de março acontece a exposição Trofologia, do artista Sérgio Vasconcelos. Uma singular proposta composta por performances artísticas, quatro vídeos e 10 fotografias, que remetem ao significado da palavra “trofologia”, ciência que estuda a relação entre homem, animais e comida e ensina a restabelecer a saúde por meio da alimentação.

Endereço: Av. Europa, 158 -Jardim Europa, São Paulo. entrada grátis. http://www.pacodasartes.org.br

Quem já ouviu falar no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, localizado em Tupã, interior de São Paulo? Pois bem, ele também participou do ação mundial . Sua proposta  é  valorizar, articular , difundir e preservar o patrimônio indígena  local  das culturas  Kaingang e Krenak.

03-Post-Museu-india-vanuire

Dica: De 1 a 31/1/2017, por exemplo, acontece a  exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang: de Geração em Geração”, que aborda a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang,. Trata-se de auto narrativa feita na língua Kaingang e em português e apresenta objetos, fotografias e vídeos.

Serviço: Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP.Horário: das 9h às 17h. Entrada gratuita

Convidamos os associados RDC que participaram do Museum Selfie Day a compartilhar essa experiência, marcando suas fotos com a #MEUROTEIRORDC, quem sabe despertamos a atenção para visitar museus de um jeito diferente no Brasil e no mundo.

O Clube de Férias oferece mais de 250 opções de destinos para você escolher onde deseja vivenciar a sua próxima experiência cultural. Conte com as opções de hospedagem de hotéis parceiros RDC. Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário