Carregando...
''

Uma viagem por Portugal

#Meu Roteiro – Por Alberto Toussaint, diretor de Desenvolvimento e Planejamento da RDC Férias, e Virgílio Carvalho, conselheiro da RDC Férias.

Falar da nossa viagem de dez dias por Portugal, organizada pela RDC Férias, merecia um livro e não somente um artigo.

Tudo começou por Lisboa. Nossa sugestão é que o visitante fique no mínimo dois ou três dias na cidade. Nela, pudemos sentir na pele e no coração a brava gente portuguesa, que da pequena torre de Belém, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, saiu em pequenas caravelas para descobrir terras novas sem mapas nem GPS.

01-Post-ViagemPorPortugal

Lisboa oferece história e cultura, mas não se esquece do entretenimento, como os Fados em Alfamas ou na Cidade Alta e as compras no Armazém do Chiado.

As cidades de Estoril, Sintra, Oeiras e Cascais devem ser visitadas de trem, pois a bela paisagem é de encher os olhos.

De Lisboa fomos para Algarve, onde nos sentimos mais perto do Brasil. No Cabo de São Vicente, fomos conhecer a Escola Náutica de Sagres. Quem for fazer essa visita espetacular não pode deixar de conhecer essa escola, que sintetiza a história das grandes navegações dos séculos 15 e 16. Nela, os portugueses desenvolveram novos métodos de navegar, desenharam cartas de navegação e adaptaram navios ─ estes foram para Portugal o que o Cabo Canaveral representou para os Americanos na chegada à Lua.

02-Post-ViagemPorPortugal

A caminho de Algarve de carro, alugado pela RDC, visitamos Setúbal, Almada, Évora e as Cidades Industriais, com destaque, entre outras atrações, para a Capela dos Ossos, construída com os restos mortais de seus antigos cidadãos. Tudo é bonito por lá; cada lugar tem sempre algo a oferecer.

A cidade de Castro Verde foi a nossa escolhida para pernoitar, mas passamos por Beja, Portimão, Faro e pela Praia Dona Ana (que o turista não pode deixar de conhecer!), além de Sagres e Vila Moura.

Estando em Algarve, não perca a oportunidade de esticar até Sevilha para comer uma paella ─ a cidade espanhola fica a pouco mais de uma hora. Foi um dia espanhol entre os nove dias portugueses.

De volta ao Norte, fomos de carro a Óbidos e à Cidade Murada. Dali, seguimos para a Praia de Nazaré para comer umas boas sardinhas e um bom pescado. Passamos por Marinha Grande e chegamos a Leiria e Fátima, onde visitamos as Igrejas da Padroeira de Portugal para agradecer por toda a viagem, que transcorreu muito bem.

03-Post-ViagemPorPortugal

Fomos dormir em Coimbra, onde respiramos o ar de história, educação e cultura. O Rio Mondego, a Universidade, o Portugal dos pequeninos e a Quinta das Lágrimas não podem deixar de ser vistos à noite. Um fado na Capela é imperdível, mas é preciso fazer reserva, pois são apenas 40 lugares.

Dois dias depois seguimos para o Porto, passamos pelo Alto da Serra da Estrela, visitamos o Museu do Pão, paramos para almoçar no Pompeu dos Frangos e conhecemos o restaurante do Leitão da Bairrada.

Passamos pelo Palácio do Buçaco e logo chegamos a Aveiro, considerada a Veneza Portuguesa. Visitamos a cidade de gôndola e no dia seguinte seguimos para o Porto/Vila Nova de Gaia, que se confundem. Mas cada um tem seus atrativos e entretenimentos.

As velhas adegas de vinho do porto e suas margens com restaurantes para todos os gostos e preços coroam o Rio Douro. Todos que visitam suas margens não podem deixar de fazer o passeio de meio dia nas plantações de uvas em solos adversos, mas que dão um bom fruto para o vinho do Porto.

04-Post-ViagemPorPortugal

Estando lá, não deixe de conhecer a Sé de Braga, catedral mais antiga de Portugal, onde o artista brasileiro “Aleijadinho” se inspirou para fazer os Profetas de Congonhas do Campo, em Minas Gerais. Aliás, toda a região do Minho deve ser visitada: Braga, Bragança e Vila Real de Trás-os-Montes.

De volta para o Brasil, trouxemos muitas fotos para mostrar aos associados e amigos, com dicas do que podem fazer com o apoio da RDC Férias.

DICA RDC: A RDC Viagens, agência de viagens dos associados da RDC Férias, leva você para conhecer as cidades portuguesas de Coimbra, Lisboa e Porto. Consulte as condições com a RDC Viagens. Confira, também, as opções para aluguel de carro. Ligue para (11) 2172-0270 / 4096-0270.

 

* Texto publicado na revista RDC Férias&Lazer. Ed.46

Deixe um comentário