Carregando...

Viajar e perder-se em Portugal

“Viajar! Perder países” é um verso de um poema clássico do Fernando Pessoa e muito apreciado por muitos viajantes. Não é para menos! Para o poeta, viajar é perder-se nas sensações de si mesmo, como também nas sensações dos outros. E, nesse caso, uma busca pela identificação trazida no ato de viajar e de compreender que se pode viver outras realidades. Viajar é isso mesmo: reconhecer-se como nunca havia percebido, como sendo o outro constantemente, sem ter um fim definido, apenas pela viagem. Porque a alma não tem raiz e muito menos é pequena. Viajar é a liberdade em enxergar que o resto é só terra e céu. E, a viagem, ah, essa que é o que interessa.

Falar de Fernando Pessoa e de viagem é impossível sem Portugal, que aliás, ganhou pela segunda vez consecutiva o título de melhor destino do mundo. E, para quem ainda acredita que é improvável viajar e se perder por Portugal, já aviso de antemão: depois de conferir, não poderá dizer que era apenas terra e céu, não senhor!

Portugal passou de um país em crise para um país que cresce. Deixou para traz a jangada de pedra que havia se tornado e a incessante busca por um salvador, para começar a encarar planos ambiciosos, como para o turismo. O resultado é o título de “melhor destino turístico do mundo”, além de sua capital, Lisboa, ter alcançado a marca de “melhor cidade turística do mundo”. Motivos não faltam!

Os números dizem por si só. No ano de 2017, Portugal recebeu 12,7 milhões de turistas estrangeiros, uma quantia maior que seus 10 milhões de habitantes que se espalham pelo pequeno país da Península Ibérica. Talvez tenha sido os cantos de Calypso, as histórias das conquistas dos grandes navegadores ou pela estrutura receptiva do país, há muito que conhecer por lá!

Em primeiro momento, vale ressaltar que os preços no país em comparação a outros da Europa são razoáveis, mesmo em Euro. Outro ponto fica por conta da segurança que permite que os turistas possam circular mais à vontade. Além do mais, o clima é uma grande desculpa: é a borda mais ensolarada da Europa para o Atlântico e isso é um grande trunfo, com temperaturas amenas, somadas às ondas perfeitas para a prática de surf e as suas praias que não deixam na mão. A natureza é um destaque com Reservas Naturais, Geoparques e Reservas da Biosfera os quais enaltassem práticas ao ar livre.

Os caminhos, no entanto, não são apenas para a natureza, mas também para a fé, como o que leva ao Santuário de Fátima e os passam pelo Caminho de Santiago português.

As ilhas são um caso à parte, como a Ilha da Madeira, que atrai um público mais refinado e maduro que Ibiza; e a Ilha dos Açores, que leva até uma comparação de Havaí dos Atlânticos.

Lisboa é atemporal. Em meio aos seus bondes seculares, comércios tradicionais e costumes tão portugueses. É conhecida como a cidade branca pela luz do sol que o rio Tejo reflete. Tem história, monumentos e azulejos. Assim como Porto, a segunda maior cidade da Terrinha, que oferece o nome ao famoso vinho ‘do Porto’. Mistura um coração medieval e o burburinho contemporâneo. Ambas cidades, como outras, têm um amor pelas noites nos azulejos que vai muito além de fado. A vida noturna é bem agitada e isso agrada a muitas pessoas.

Os sabores de lá também tem seu espaço entre os admiradores viajantes. O peixe é também um campeão, sempre acompanhado do azeite, tal como a Dieta Mediterrânea.  Mas, nenhum lugar haverá os famosos pastéis de Belém. Esses são indispensáveis!

Portugal tem tudo para se perder por ela e experimentar um lugar como nunca se imaginou sentir: com história, natureza, sabores, agito, muito vinho do Porto e o título de “melhor destino turístico do mundo”!

Já está incluindo Portugal em seus destinos de viagem?  Então conte com a RDC Viagens para seu planejamento 🙂 Envie um e-mail para agencia@rdcviagens.com.br solicitando um pedido de cotação. Lembre-se de informar a quantidade de pessoas e o período da sua viagem. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 2172-0270, 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h e boa viagem.

Leia também:
Portugal, o melhor destino turistico do mundo de 2017 está aqui
Tavira,  o autentico charme português na algarvia
Uma viagem por Portugal (meu roteiro RDC)

Salete

Gostaria de receber roteiro viagem a Portugal,e valores.quero ir em setembro.

23 de janeiro de 2019 | Responder
    Redação RDC

    Oi, Salete! Encaminhamos seu contato para a nossa equipe responsável. Fique atenta ao seu e-mail, ok? Obrigada! <3

    24 de janeiro de 2019 | Responder
Helena Sueli C. Xavier

Tenho interesse em roteiro para Portugal com acompanhante.Periodo Julho 2019

27 de maio de 2019 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Helena! Portugal é um destino incrível. Conte com a nossa agência RDC Viagens, encaminhe seu pedido de cotação para agencia@rdc-ferias.com.br. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Obrigada.

    27 de maio de 2019 | Responder

Deixe um comentário