Carregando...
''

Visto americano para os brasileiros – confira o que mudou

Apenas duas mudanças alteraram as regras para a emissão de vistos para brasileiros que desejam ingressar nos Estados Unidos, após decreto assinado pelo presidente Trump, em 27 de janeiro último, relativo ao controle imigratório. Ambas dizem respeito à obrigatoriedade ou dispensa da entrevista no consulado para emissão de visto de entrada. Regras válidas somente para cidadãos brasileiros e argentinos residentes no Brasil.

01-Post-Visa

1ª. – Viajantes que solicitam a renovação do visto podem ser dispensados da entrevista se o visto estiver válido ou vencido há menos de 12 meses (antigamente, o prazo era de 48 meses). Ou seja, quem estiver com o visto vencido há mais de um ano, precisará passar por nova entrevista na hora de renová-lo.

2ª. – Apenas crianças até 13 anos e idosos a partir de 80 anos continuam dispensados da entrevista. Portanto, adolescentes a partir de 14 anos e idosos entre 66 e 79 anos não são mais dispensados de entrevista na solicitação do primeiro visto.

Importante: Essas pessoas estão dispensadas da entrevista, desde que não tenham tido anteriormente visto negado.

De acordo com o Consulado, apesar de não precisarem coletar as impressões digitais, os dispensados da entrevista deverão solicitar um agendamento para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a entrega da documentação. A documentação poderá ser levada pelo solicitante ou qualquer outra pessoa.

Então vamos lá:

Para fazer a entrevista é necessário fazer a solicitação e comparecer a um dos quatro consulados americanos no Brasil, localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília ou Recife, portando:

Passaporte válido;
Qualquer outro passaporte antigo com visto;
Qualquer documento que ache necessário para a sua entrevista – vide sugestão abaixo.

02-Post-Visa

Programe-se para tirar o visto antes de qualquer coisa, até mesmo antes de comprar a passagem aérea, reservar hotel, fazer seguro, etc.(esta é uma recomendação do próprio consulado americano). Porque, além de não pesar na decisão de conceder ou não o visto, no caso de uma negativa, ainda haverá prazo para nova solicitação;

Após uma semana é possível fazer nova solicitação de visto, mediante novo pagamento de taxa.

As perguntas mais frequentes na entrevista são: “O que pretende fazer no país?”, “Quantos dias vai ficar”? ”, “Já viajou para o exterior? ” “O que você faz no Brasil? ”, entre outras. Além desse gênero de perguntas, segundo orientação do Consulado Americano, também pode haver solicitação de provas documentais que comprovem:


Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas à viagem e estadia nos Estados Unidos;

Prova de residência no seu país de origem, para onde tenha intenção de retornar ao final de sua viagem para os Estados Unidos.  Essa prova normalmente é estabelecida através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos para com seu país de origem e que seja(m) suficiente(s) para forçar o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.

3º. Uma vez aprovado, o prazo médio para entrega do visto é de sete dias.

Se a sua próxima viagem inclui os Estados Unidos como destino, conte com o apoio e os serviços da RDC Viagens, agência preferencial do associado.

Deixe um comentário