Carregando...

Você sabe o que é Acarajé?

Ir a Salvador e não provar um acarajé é quase um pecado! Mas, você sabe o que é e de onde surgiu o acarajé? Acarajé é uma palavra proveniente da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé =comer, ou seja, comer bola de fogo. Sua origem vem de uma lenda sobre a relação de Xangô com sua esposa Iansã.

Algumas fontes afirmam que o acarajé tem origem árabe, essa iguaria teria sido levada para a África em diversas incursões entre os séculos VII e XIX. Inicialmente preparado com favas secas e grão de bico do falafel, tiveram esses ingredientes substituídos pelo feijão-fradinho na África. Em “A arte culinária na Bahia”, de 1916, encontra-se a primeira descrição etnográfica do acarajé: “No início, o feijão-fradinho era ralado na pedra, de 50 centímetros de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 centímetros de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz”.

Acarajé

No Brasil, o acarajé tornou-se uma especialidade gastronômica da culinária baiana, feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê. Herdeiras dos escravos urbanos, as baianas do acarajé existem em Salvador há pelo menos um século. Em 2005, o ofício tornou-se patrimônio cultural do Brasil, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Acarajé1

Agora que você conhece a história, já pode saborear essa iguaria com mais prazer. Só fique atento, se a baiana te perguntar se você quer seu acarajé quente ou frio, ela não está te perguntando sobre a temperatura de sua preferência! Se você não gosta de muita pimenta, escolha o “frio”! Se você sabe mais histórias e curiosidades sobre o acarajé, ou já esteve aproveitando os sabores da Bahia, compartilhe conosco nos comentários.

Confira os hotéis parceiros da RDC Férias na Bahia e programe a sua próxima viagem .

> Embarque nessa viagem de sabor e aroma das peculiaridades gastronômicas do Brasil e do mundo, conferindo os posts da categoria Gastronomia!

> Gostou, não é associado e quer se juntar ao Clube? Acesse nosso site e entre em SEJA ASSOCIADO! Comece agora mesmo a planejar suas férias.

Deixe um comentário