Carregando...
''

Você sabe o que é Aviú?

Aviú, mas pode chamar de caviar brasileiro. Você já ouviu falar dessa iguaria?

A aparência é familiar: o aviú é um camarão! Mas trata-se de um micro camarão de água doce, medindo cerca de oito mm de comprimento. Seu corpo é avermelhado e seus olhos são dois pontos negros salientes.

Ele pode ser encontrado de várias formas: no Pará, entre os meses de julho e setembro, nos rios Tapajós (perto de Santarém) e no Tocantins, próximo de Cametá. Também pode ser encontrado fresco, congelado ou sequinho e salgadinho, dentro de saquinhos plásticocs nas feiras e mercados de Belém. Ou ainda da forma mais saborosa: à mesa, em omeletes, tortas, sopas e farofas, misturado a variados tipos de preparo do arroz ou enriquecendo guisados e caldos.

aviu-destaque-post-00

E o aviú não parou por ai! Esta iguaria tradicional da culinária paraense vem conquistando outros paladares e até chefs de cozinha, tanto nacionais quanto internacionais. O aviú já pode ser “encontrado” em versões mais sofisticadas: desfilando entre fios de mandioquinha ao creme de coentro ou sobre cubos de aipim, gratinado com bechamel de farinha de mandioca (chef Laurent Suaudeau).

Por causa de seu sabor, que se assemelha ao do camarão seco da Bahia ou remete ao de ovas limpas e salgadas de tainha ou de atum, a chamada bottarga, o chef Laurent Suaudeau, de São Paulo, prefere descrevê-lo como “caviar brasileiro”.

aviu-destaque-post-02

Vale a pena registrar que o micro camarão aviú não é exclusivo do Pará, ele também pode ser encontrado no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e ao sul do país, em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas, em nenhum desses lugares, na quantidade e com presença tão significante na culinária local.

Conhecer um lugar é conhecer a culinária, que traz consigo diversas curiosidades. Na sua próxima viagem ao Pará (e quem sabe no cardápio de outras regiões do Brasil) vivencie a experiência de provar o nosso pequenino aviú. Conheça os prazeres à mesa que esse micro camarão de água doce pode proporcionar.

> Embarque nessa viagem de sabor e aroma das peculiaridades gastronômicas do Brasil e do mundo, conferindo os posts da categoria Gastronomia!

> Gostou, não é associado e quer se juntar ao Clube? Acesse nosso site e entre em SEJA ASSOCIADO! Comece agora mesmo a planejar suas férias.

Imagem capa: Estadão

Deixe um comentário