Carregando...

2021 já começou: roteiros para aproveitar os feriados

Bem-vindo, viajante, a 2021. Um ano que promete – positivamente – mais que 2020. Aqui, estamos na torcida para a saída da vacina e para conhecer, de fato, esse novo normal pós-pandemia. Outro ponto positivo desse ano são os feriados, no total serão 9 feriados nacionais prolongados que são perfeitos para aquela viagem que você merece.

Como bons viajantes, sabemos adaptar as nossas necessidades com o cenário atual. Por enquanto, por mais que a vacina saia nesses primeiros meses de 2021, é preciso cautela. Prefira viajar para destinos próximos, de carro e com o núcleo familiar. Evite aglomerações e escolha locais que respeitam os protocolos de segurança determinados pelos órgãos de saúde oficiais.

Dica: Aqui e aqui demos algumas dicas de viagens para esse momento.

Se 2020 foi ano atípico, 2021 poderemos ter alguma previsibilidade. Portanto, o conselho que damos é planeje sua viagem com antecedência. Embora tenhamos os feriados clássicos como sempre, alguns tiveram mudanças de datas que irão coincidir com outras demandas. Seguindo essas dicas, você vai poder aproveitar muito bem suas viagens.

Prontos para começar a planejar sua próxima viagem? Vamos lá.

Em fevereiro tinha Carnaval

Ou melhor, ainda tem, porque será ponto facultativo para servidores públicos no dia 16 de fevereiro, mais conhecido como terça-feira de Carnaval. Logo, você terá a partir do dia 13 (sábado) até dia 17(Quarta-feira de Cinzas) às 14h para curtir uma boa viagem.

Agora, para quem ama festejar pelas ruas e ladeiras de Brasil a fora, as folias oficiais foram transferidas para o mês de julho. Nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o agito acontece entre os dias 8 a 11 de julho. Atenção, paulistas, o feriado 9 de julho será diferente este ano, terá o ritmo e som do bloco de rua, marchinhas e desfiles. Dois em um.

ATENÇÃO: Julho é um mês de férias escolares e Alta Temporada de Inverno, em que muitas famílias saem para alguns dias de viagens. Para não ficar na mão, é preciso já reservar a sua hospedagem com antecedência, ainda mais para quem vai viajar para as capitais mais festivas, como Salvador, BH e São Paulo e as cidades conhecidas pelo seu carnaval, como Ouro Preto.

Feriado de Páscoa

A Páscoa permanece em abril, e como de costume, a Sexta-feira da Paixão (2 de abril) será feriado e uma data interessante para aproveitar o finalzinho do calorzinho, antes que os ventos frios cheguem. Nessa data dá para aproveitar bem o litoral de Santa Catarina e o litoral Norte de São Paulo.

Temporada de Inverno + férias escolares

Campos, do Jordao – SP

A partir de 21 de junho, estaremos na estação mais aconchegante do ano, o inverno. Com a chegada de vez do friozinho, logo vem à mente aquele combo de serra, chocolate quente e viagens. Esse momento também tem um aumento na procura por determinados destinos típicos, como Campos de Jordão e Gramado. Aqui, vale o velho conselho já batido: programa-se e reserve com antecedência.

Há, no entanto, outros destinos para serem explorados durante esse período, como a Serra do Espírito Santo, como a Serra Azul, a Chapada dos Veadeiros (que nesse período está perfeito por ter pouquíssimas chuvas) ou dar um pulo em Caldas Novas para aproveitar os águas termais e parques aquáticos.

Dica: Conheça alguns Parques Aquáticos no Brasil

Para aqueles que querem curtir o Nordeste, atente-se à temporada de chuvas, que se inicia em março e vai até julho. Diferente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no Nordeste as chuvas dão a cara do inverno, portanto, veja qual destino estará mais propício para dias ensolarados.

A região amazônica é uma boa pedida para o período de junho e novembro, em que as praias fluviais aparecem e dá bom para fazer as trilhas na floresta.

A promessa de setembro

O segundo semestre será muito aguardado por todos. Afinal, com a vacina já mais distribuída pelo mundo a fora, já será possível pensar em viagens mais longas. As viagens internacionais ainda precisarão de mais tempo para acontecer, ainda com a vacina engatinhando, as aberturas das fronteiras estarão mais incertas ainda, além dos preços nas alturas. Aqui, surge uma boa oportunidade de planejar A viagem para outro país.

Destinos coringas para qualquer época do ano

Sabe aquele destino que é bom em qualquer época do ano? As serras próximas à cidade de São Paulo, como Campos de Jordão e São Bento do Sapucaí oferecem muitas atrações. As Serras Fluminenses, no Rio de Janeiro, também garantem charme o ano todo, tal como as Cidades Históricas de Minas Gerais. No Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi tem um saborzinho de vinho bom para fazer você aproveitar os vinhedos, além, claro, de Foz do Iguaçu, que é repleto de atrações que alegram a família toda.

Calendário Feriados Nacionais

2 de abril, sexta-feira: Paixão da Paixão (domingo de Páscoa no dia 4 de abril)

21 de abril, quarta-feira: Tiradentes 

1º de maio, sábado: Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro, terça-feira: Independência do Brasil

12 de outubro, terça-feira: Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro, terça-feira: Finados 

15 de novembro, segunda-feira: Proclamação da República 

25 de dezembro, sábado: Natal

 

Quem aqui está preparado para fazer de 2021 um ano com muitas viagens seguras e planejadas?

 

Bom Planejamento!

 

 

Deixe um comentário