Carregando...

Aventura em família

Entre o Cerrado e a Amazônia mato-grossense, a região da Chapada dos Guimarães tem natureza exuberante, animais raros e diversão para todas as idades.

Por Juliana Deodoro

Viagem em família
Roteiro ideal de 3 dias
Quando ir? Maio a setembro

Cachoeira Véu da Noiva

Um dos principais pontos do ecoturismo no país, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é repleto de trilhas, cachoeiras e cavernas extraordinárias. Mas, se passar o dia caminhando não é a sua praia, tudo bem. O parque tem diversos mirantes para admirar os paredões do alto. O da Cachoeira Véu da Noiva é um dos mais famosos da região.

Para ver o encontro da Chapada com o Pantanal, o melhor lugar é o Mirante Geodésio, que fica a 800 m de altitude. A vista mais impressionante, no entanto, é da Cidade das Pedras. A trilha é curta, tem pouco mais de 300 m, e proporciona uma paisagem única, com formações rochosas esculpidas durantes séculos pelo vento e pela chuva.

Dicas especiais

 70 km é a distância entre a Chapada dos Guimarães e Cuiabá

É obrigatório ter guia ou contratar uma agência de viagens para a maioria das atrações

Bom Jardim tem poucos restaurantes. Por garantia, reserve o almoço ou jantar antes dos passeios

+ Onde Comer

Galinhada com Pequi

Morro dos Ventos No alto da Chapada, o restaurante fica em um cenário fascinante. Difícil é decidir entre ficar no mirante, admirando a vista, ou do lado de dentro, saboreando as receitas locais.

morrodosventos.com.br

Com emoção

Fonte: Sesc Pantanal

A Cachoeira Serra Azul, dentro de um parque ambiental administrado pelo Sesc Pantanal, faz jus ao nome: o poço azul-esverdeado é cercado por uma mata abundante, o que faz da queda d’água uma das mais bonitas da região. Para chegar até ela, deve-se percorrer um caminho de 800 m, que inclui dois lances de escadas. O esforço, no entanto, vale a pena e até quem não sabe nadar pode curtir o passeio, já que o Sesc fornece coletes salva-vidas para todos os visitantes. A volta da cachoeira é com emoção: há uma tirolesa ligando-a à base da trilha. Quem curte aventura pode aproveitar outras atividades disponíveis, como arvorismo e passeios de bike.

sescpantanal.com.br

Águas fascinantes

Uma piscina natural de água azul cristalina, repleta de peixes das mais variadas cores e tamanhos, cercada por uma natureza paradisíaca. A experiência, que parece saída de algum filme, pode ser vivida no Aquário Encantado, bem próximo à cidade de Bom Jardim, distrito de Nobres. Munido de colete salva-vidas, snorkel e calçados apropriados, o visitante recebe apenas uma orientação: é proibido encostar os pés no chão, para não atrapalhar a visibilidade da água. O passeio ao Aquário inclui também a flutuação pelo Rio Salobra. Guiado pela leve correnteza, o trajeto de pouco mais de um quilômetro é feito com a companhia de cardumes de diferentes espécies que nadam tranquilamente. Para finalizar o dia, o pôr do sol deve ser admirado na Lagoa das Araras. À medida em que a luz vai diminuindo, araras, maritacas e periquitos começam a revoada, em busca de um canto para passar a noite.

*A idade mínima para flutuação no Rio Salobra e para entrar na Cachoeira Serra Azul é de 5 anos.

 

Bom Planejamento!

Deixe um comentário