Carregando...

Balneário Camboriú, a Cidade Maravilhosa do sul do Brasil

Há muitas semelhanças entre o Balneário Camboriú e as belezas do Rio de Janeiro, a maior delas é o formato da orla e o cenário, com lindas praias de um lado e montanhas de outro, águas ora calmas, ora agitadas. Plataformas naturais para saltos de voos livres, praias para surfistas e esportes náuticos, monumento ao Cristo, teleférico, bares com música ao vivo, restaurantes de todos os tipos, casas de shows, baladas, cervejaria e gente bonita.

Situada no litoral norte de Santa Catarina, a apenas 80 quilômetros da capital, Florianópolis, a cidade é conhecida pelas belezas naturais e pela sua localização estratégica, próxima de outros destinos turísticos e atrações da região: o Parque Beto Carrero World fica a apenas 30 quilômetros.  Itajaí está mais perto, a 16 quilômetros. Brusque dista 45 quilômetros e Blumenau, famosa pela Oktoberfest, está a apenas 58 quilômetros do Balneário Camboriú.

09-Post-imagem-generica-taquaras

A população atual é uma mistura de descendentes alemães, poloneses, portugueses e italianos que, especialmente no verão, ganham a companhia de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, especialmente de hermanos argentinos, chilenos e uruguaios. A temperatura em Balneário Camboriú não vai às alturas como no Rio, é mais agradável, e também não desce demais. No verão atinge máxima de 29º C, a média anual é de 20º C e mínima de 15º C. Esta entre os 10 municípios brasileiros com melhor qualidade de vida segundo a ONU (Atlas do Desenvolvimento/PNUD).

Você sabia?  Camboriú e Balneário Camboriú são duas cidades diferentes, mas ficam próximas, apenas cinco quilômetros as separam. A cidade de Camboriú fica na área central e oferece belíssimas cachoeiras, trilhas ecológicas, pesque-pague e se caracteriza pelo turismo rural, campesino ecológico e natural.

Da Barra Sul ao Portal Norte, praias, passeios e atrações imperdíveis de Balneário Camboriú,  Confira:

Praia Central, para tudo e para todos

05-Post-praia-central

Com sete quilômetros de extensão, a Praia Central é point de agito diurnos e noturnos. É cercada por hotéis, restaurantes, bares e margeada por um calçadão ao longo da Avenida Atlântica, que acompanha toda a orla.  Caminhadas, corrida, ciclismo e patinação são atividades praticadas durante o dia e à noite, sob potente iluminação artificial. Vários quiosques, áreas para leitura e bate-papos fazem da Praia Central a mais urbanizada e a mais frequentada balneário.

Ilha das Cabras

10-Post-ilha-das-cabras

Vá de pedalinho ou alugue um caiaque, faça um passeio de apenas 600 metros até a Ilha das Cabras, partindo da Praia Central. Esta pequenina ilha, de apenas 12 mil metros quadrados, é um dos cartões postais da cidade. À noite é um espetáculo para ser admirado de longe, quando está toda iluminada.  Ela também pode ser acessada pelo passeio de escuna que sai da Barra Sul.

Ao norte, Praia dos Amores

02-Post-praia-dos-amores

Para quem adora surfar, ficar distante do agito de pessoas e perto do agito do mar, o cenário agreste da Praia dos Amores, de águas transparentes, cercado pela Mata Atlântica, é perfeito. Fica no extremo norte do Balneário Camboriú, uma das áreas mais lindas da cidade, separada da Praia Central pelo Morro do Careca e da Praia Brava pela lagoa de Santa Clara.  Oferece infraestrutura com bares de frente para o mar e quiosques.

Morro do Careca, para voos livres

08-Post-morro-do-careca

Mais do que uma elevação , cujo cume está a numa altitude de 104 metros acima do nível do mar, o Morro do Careca faz parte de um complexo turístico  de cerca de 160 mil metros quadrados. Possui mirante, rampa para voos livres, trilhas para caminhadas ecológicas , lanchonete, lojinha de souvenires, banheiros, estacionamento, e acesso com vias asfaltadas.

Interpraias para uma panorâmica

01-Post-praia-taquarinhas

A estrada, de 14 quilômetros de extensão, dá acesso às praias do lado sul. Prepare a máquina fotográfica e pare em mirantes para curtir o visual da costa. À sua disposição, seis das dez praias do Balneário: Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras, a mais estruturada da Barra Sul – um desfile de praias de areias grossas e águas cristalinas.

Taquaras

Com o mar à frente e a Mata Atlântica ao fundo, a praia já foi reduto de pescadores. Aproveite a piscina natural que se forma na Ponta do Santinho para fazer mergulhos de observação da flora e fauna aquáticas e também para as crianças brincarem.

 

Pinho, só para adeptos do naturalismo

03-Post-praia-do-pinho

Escondida entre morros e costões , com apenas 300 quilômetros de extensão, a bela Praia do Pinho é a primeira praia brasileira para a prática do naturismo, recebe visitantes de todo o mundo.

Praia das Laranjeiras

04-Post-praia-das-laranjeiras

A apenas seis quilômetros do centro, além da estrada Interpraias, Laranjeiras também pode ser acessada por meio de passeios de escuna ou de teleférico. A praia tem apenas 750 metros de extensão e é limitada como uma pequena baía (o que lhe dá o adorável formato de enseada), mar calmo, com pequenas ondas, perfeita para o banho da família. Oferece infraestrutura de bares e restaurantes.

Parque Unipraias, o nome já diz tudo

Uma forma divertida e cheia de emoções de acessar as praias do sul do Balneário é pelo Parque que ocupa uma área de 202 mil metros quadrados em meio à Mata Atlântica. Quarenta e sete bondinhos deslizam sobre os cabos do teleférico do Parque Unipraias para um visual fantástico da cidade e paradas nos três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras.

07-Post-parque-unipraias

Na parada Estação Barra Sul, um edifício de três andares oferece lojas, praça de alimentação e mirante; na estação
Mata Atlântica, no alto do Morro da Aguada, estão localizados o Parque Ambiental e o Parque de Aventuras . Na Estação Laranjeiras, acesso à estruturada praia de Laranjeiras.

Aproveite a infraestrutura do Parque para fazer trilhas na Mata Atlântica, pilotar um trenó de montanha, praticar arvorismo e testar a coragem no super emocionante ZipRider, uma tirolesa diferente, onde o aventureiro desliza 750 metros a 240 metros de altitude e velocidade de 60 quilômetros por hora .

Cristo Luz

11-Post-cristo-luz

Não deixe de conhecer o segundo maior monumento ao Cristo no Brasil. A estátua do Cristo Luz tem 33 metros de altura, apenas cinco metros a menos do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Igualmente fantástico e iluminado. A estátua, esculpida artesanalmente em argamassa, fica no topo do Morro da Cruz e faz parte de um complexo turístico com restaurantes, lojas, atividades para crianças e shows noturnos ao vivo.

Parque Temático Beto Carrero World

12-Post-beto-carreiro

Quem vai ao Balneário Camboriú reserva pelo menos um dia para se divertir nas atrações do maior parque temático da América latina. O Beto Carrero World fica a apenas 30 quilômetros do Balneário. Além da robusta infraestrutura, aproveite para curtir a famosa montanha-russa invertida, a maior do país; aventure-se em botes, deslizando por um rio artificial, presencie shows eletrizantes com carros, motos e caminhão. Conheça o zoológico, a fazendinha, museus, dentre outras atrações.

Endereço: Rua Inácio Francisco de Souza, 1597 | Praia de Armação | Penha.

Dica: Associado RDC podem aproveitar o convênio e obter desconto na compra de passaportes do Parque Beto Carrero World sobre o valor de bilheteria. Antes de se planejar, confira em nosso site nossas parcerias vigentes.

Via Gastronômica

06-Post-ponte-pensil

A localização é fácil: a Via Gastronômica está localizada do outro lado da BR-101. Um corredor de bares, cafés e de restaurantes que oferecem especialidades com massas ou frutos do mar. O cenário é o acompanhamento ideal . Vista para o rio Camboriú, onde está situada a ponte-pênsil. Outro corredor gastronômico, mais gourmet, fica na Avenida Atlântica, com restaurantes estrelados pelo guia Quatro Rodas de cozinhas mais sofisticadas.

Dica: Baixe no seu celular o aplicativo oficial da Secretaria de Turismo da cidade de Balneário de Camboriú com indicações de restaurantes, atrações turísticas e a programação completa dos eventos da cidade.

Se a sua próxima experiência de viagem inclui  vivenciar as praias do sul do país, confira as opções de hospedagens dos hotéis parceiros RDC em Balneário Camboriú e região. Conte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário