Carregando...

Caraguatatuba: entre praias, ilhas, bromélias e uma fazenda de mexilhões.

Escondidinha entre São Sebastião e Ubatuba, Caraguatatuba é para ser descoberta pedaço a pedaço, a partir do seu litoral recortado, das suas 17 praias, da sua Natureza coberta de Mata Atlântica e da sua história que remonta ao século 16, época do descobrimento do Brasil.

A estância balneária de Caraguatatuba está localizada no litoral norte de São Paulo, a apenas 186 quilômetros da capital.  O nome da cidade dá pistas de onde encontrar as suas belezas. Caraguatá, na língua tupi, é nome de uma planta da família das bromélias. São 1600 espécies pelo mundo, 1000 delas estão no Brasil e boa parte delas podem ser encontradas nas vertentes da Serra do Mar, nos 55 mil hectares do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

07-Post-nucleo-caragua-parque-estadual-da-serra-do-mar

No parque também é possível seguir as Trilhas do Jequitibá e do Poção para fazer caminhadas pelo interior da floresta, abraçar jequitibás centenários, se refrescar em banhos em piscinas naturais de águas cristalinas, observar pássaros e, quem sabe, ter o privilégio de avistar aves como tucanos e jacutingas.

Caraguá tem sua história contada a partir do século 16, em 1534, quando fez parte da Capitania de Santo Amaro. A Igreja de Santo Antônio, construída no século 17 em homenagem ao santo padroeiro da cidade, mostra em sua arquitetura simples os traços desse tempo.

 10-Post-igreja-santo-antonio

Você sabia?  No período de 1929 e 1967 famílias inglesas receberam lotes de terras e se instalaram em Caraguatatuba, onde se dedicaram basicamente à cultura da banana e do grapefruit. Toneladas desses produtos eram despachadas para o mercado inglês. Fundamental na vida social, econômica e cultural de Caraguatatuba, esse momento ficou conhecido como “Fazenda dos Ingleses”, um processo de arrendamento de terras pelo governo brasileiro para empresas britânicas por um período de cem anos, para a exploração agropecuária.

As maiores joias de Caraguá estão distribuídas em 40 quilômetros de uma orla deliciosamente sinuosa, com rios separando praias, formando lagoas e cenários para todos os tipos de banhistas. Águas calmas, como na praia do Porto Novo, agradam toda a família. É onde também podem ser observadas algumas aves marinhas como Garças e Atobás. A concorrida Praia do Indaiá oferece paisagem estonteante, faixa larga de areia, pista de bicicross e de pouso de ultraleves. Da praia, uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória.

Num percurso sentido Caraguá-Ubatuba um desfile de praias para todos os gostos.

.

Prainha

01-Post-prainha-caraguatatuba

A dois quilômetros do centro, com mar calmo, quiosques e sombras de árvores, é um ótimo local para um passeio em família, praticar esportes, andar de caiaque, botes e deslizar em tirolesas. Além de um bônus com direito a caminhada: uma trilha leva até a Pedra do Jacaré para uma panorâmica do lugar. Outra trilha, também curtinha e fácil, leva à praia do Camaroeiro, passando pela praia da Freira.

Dica: Na praia do Camaroeiro, aproveite para comprar pescado diretamente dos pescadores locais no Entreposto de Pesca Artesanal. Memorize o caminho, porque você pode voltar lá para participar do Festival do Camarão.

.

Martim de Sá

09-Post-martim-de-sa

Conheça a razão porque jovens adoram essa praia super urbanizada. Vamos lá: em 1, 5 quilômetros de extensão oferece calçadão com ciclovia e vistas incríveis do mar. Marzão ideal para surfar, fazer passeios de ski-banana e de escuna. Infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques.  E praia para atividades esportivas, como aeróbica, futevôlei, voleibol e frescobol. E é mista: do lado norte, praia de tombo; do lado sul, águas rasas e calmas. E um bônus: acesso à praia Brava, uma das mais selvagens de Caraguá.

.

Praia do Capricórnio

04-Post-praia-do-capricornio

A praia está distante oito quilômetros do centro de Caraguatatuba. Seu charme é o banco de areia que a separa do mar, onde deságua o rio Massaguaçu, formando uma lagoa de água doce, a Lagoa Azul. Tem uma costa perfeita para pesca com linha.

.

Praia do Massaguaçu

03-Post-praia-massaguacu

Localizada a dez quilômetro do centro, vizinha à praia Capricórnio e separada da praia da Cocanha pelo rio Gracuí, Massaguaçu forma a enseada mais longa da cidade, com quiosques ao longo da faixa de areia. Dois lados distintos a compõem: no canto direito, correntezas próprias de praia de tombo; no esquerdo, mar calmo.

.

Praia da Cocanha

06-Post-praia-cocanha

O cenário é lindo, ali deságua o rio Cocanha e, em frente à sua faixa de areia, estão localizadas a Ilha do Tamanduá e o Ilhote da Cocanha. Essa geografia é responsável pelas águas calmas da praia, já que a ilhota impede que ondas cheguem até a praia. Resultado: calmaria em tempo integral ou na maior parte do tempo, o que a criançada agradece.  Cocanha fica a 11 quilômetros do Centro. É preciso seguir pela rodovia Rio-Santos sentido Ubatuba para acessá-la. A infraestrutura ajuda na decisão: restaurante, quiosques e lanchonetes.

Dica: Aproveite que está na praia da Cocanha para conhecer a Fazenda de Mexilhões, considerada a maior do estado de São Paulo, com produção anual de cerca de oito mil toneladas. É muito mexilhão! A produção respeita o equilíbrio ecológico, promove o repovoamento do ambiente marinho e impede que os mexilhões sejam retirados das paredes de costões.

É possível conhecer de perto o cultivo de mariscos e saber mais sobre a maricultura agendando ali mesmo o passeio com guia.

.

Praia da Mococa

02-Post-praia-mococa

Bastariam esses predicados: orla agreste, Ilha do Tamanduá à sua frente, área costeira próxima ao rio, infraestrutura de quiosques e águas calmas. Mas a praia da Mococa reserva uma surpresa: areia monazítica, utilizada no tratamento das articulações, artrites, inflamações, dores reumáticas. Esperava esse SPA de saúde ao ar livre?

.

Praia de Tabatinga 

05-Post-praia-de-tabatinga

Localizada a 18 quilômetros do centro, na divisa com Ubatuba, a praia de Tabatinga é considerada uma das mais bonitas de Caraguá. Suas águas são, na maioria das vezes, calmas e transparentes. Ao norte do rio Tabatinga, que tem ali a sua foz, a praia ganha a adrenalina de banhistas com destino à ilha do Tamanduá, pilotando jet-skis, conduzindo lanchas, rebolando em caiaques. Na Ilha há uma vila de pescadores que vale a pena conhecer.

.

Pelos céus de Caraguá

08-Post-morro-santo-antonio

Para ver de cima todas as belezas da região voando de ultraleve, conte com a pista de pouso localizada na praia de Indaiá. No alto do Morro Santo Antônio duas rampas estão preparadas para saltos de asa delta e de parapente. Com 325 metros de altitude, a simples subida até o topo do morro proporciona uma vista panorâmica estonteante da enseada de Caraguá, São Sebastiao e Ilhabela.

.

O que achou da diversidade de Caraguatatuba? Que tal degustar um pouquinho dos diferentes tipos de praias e de cenários colocados à sua disposição pela natureza? Considere as opções de hospedagens dos hotéis parceiros RDC na região. Consulte a nossa Central de Reservas.

TripEconomy Hotéis

Muito bom artigo, lugar legal para visitar. Confira a lista completa de hotéis em Caraguatatuba também!

20 de abril de 2016 | Responder
    Redação RDC

    Olá! Ficamos felizes que você gostou do conteúdo sobre Caraguatatuba! Nosso objetivo no blog Meu Roteiro RDC é ajudar viajantes, a planejar sua próxima viagem com dicas sobre os destinos no Brasil e mundo afora!

    22 de abril de 2016 | Responder

Deixe um comentário