Carregando...

Conheça os diversos natais pelo mundo

Já é Natal por aqui e em mais de 160 países pelo mundo, tendo o cristianismo como religião principal ou não. A festa que une muitas pessoas entorno da mesa com direito ao salpicão, peru e pavê, que troca presentes em brincadeiras e afins, que monta presépios e que manda cartinhas para o Papai Noel tem seu toque especial em cada lugar. Hoje, vamos dar uma voltinha pelo mundo e conhecer como se celebra os diversos natais. Uma viagem pela cultura e pelos costumes que fazem dessa data uma comemoração inesquecível.

 

Nova York – EUA

Pensar em Natal é remeter-se a neve, luzes por todas as partes, árvores de natais glamorosas e uma atmosfera de filme de Hollywood. E esse cenário tem endereço certo com a cidade de Nova York. Para começar as comemorações que duram dezembro todo, uma cerimônia de inauguração da famosa – e ícone – árvore de natal da Rockeffeler Center, a partir dali, o Natal se transforma e pelas vitrines na 5° Avenida, Central Park e outros tantos da Big Apple, só se escuta os corais e todos os sons que traduzem essa data.

 

Viena- Áustria

Se for até Viena na época de Natal, um passeio imperdível é pelo Mercado de Natal. Aliás, tudo por Viena é imperdível, pois é considerada a capital que oferece a melhor festa de fim de ano pela Europa. Uma curiosidade é que a figura do Papai Noel não é o grande entregador de presentes, não senhor. Quem fica encarregado dessa função é o Christkindl que significa menino Jesus.

 

Japão

Embora o cristianismo não seja a religião principal no país, há comemorações natalinas de um modo diferente que estamos acostumados no Ocidente. Como não é algo relevante, as luzinhas e enfeites aparecem timidamente em um canto e outro, mas, recentemente, algumas famílias começaram a festejar esta data com um menu diferenciado, composto pelos pratos da rede de restaurantes KFC, oriunda dos Estados Unidos.

 

Islândia

Na terra do gelo, nos 13 dias que antecedem o Natal, duendes tipos trolls saem às ruas para brincar e divertir a todos. São os “Jólasveinarnir” que visitam as crianças que deixam seus sapatos na janela, esperando que esses duendes deixem presentes pelo bom comportamento do ano.

 

Venezuela

Se está procurando uma tradição inusitada, talvez, nosso vizinho tenha uma bem engraçada. Todos os anos em véspera de Natal, os venezuelanos vão à igreja pela manhã. Contudo, o meio de transporte é bem diferente: vão de patins. Não se sabe como tudo começou, só sabemos que é uma tradição.

 

Moscou

Se quiser passar o Natal em Moscou, terá que esperar um pouco mais. A data é comemorada em janeiro, no dia 7.

Portugal

Na terrinha, além da Missa do Galo (que é italiana) e do bacalhau à mesa, outra tradição é a ceia de natal no dia 24, chamada Consoada. Todos comem, brindam e festejam, no entanto, no final, a mesa não deve ser desfeita em respeito aos membros da família falecidos.  Há ainda outro costume por Portugal que é deixar o lugar vazio à mesa àquele familiar querido que já se foi.

Com tantos natais diferentes, como é a festa em sua casa?

 

Bom Natal!

 

Deixe um comentário