Carregando...

Da vida real à ficção

Desertos imensos, metrópoles históricas ou pequenos vilarejos à beira-mar: cenários reais invadem a telinha e se tornam locações perfeitas para grandes produções do cinema e da televisão.

Por Renata Canivezo

 

Wadi Rum, Jordânia – Perdido em Marte

Que NASA que nada! Não é preciso ser astronauta para ter o gostinho de como seria pousar em Marte. Dunas e rochas avermelhadas fizeram do deserto Wadi Rum, na Jordânia, a locação perfeita para “Perdido em Marte” (2015) — e também para o premiado “Lawrence da Arábia” (1962). Deseja uma experiência de outro mundo? É possível acampar em meio à imensidão de areia e viver como beduíno por uma noite. Mas não se esqueça de contratar um guia para não ficar perdido como o personagem de Matt Damon.

 

Cataratas do Iguazú, Argentina – Pantera Negra

Combinada com efeitos especiais, as Cataratas do Iguazú se tornaram o reino de Wakanda no filme do super-herói Pantera Negra. Batizadas de Warrior Falls na produção da Marvel Studios, as poderosas quedas d’água já são conhecidas de Hollywood: clássicos como “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008) e “007 Contra o Foguete da Morte” (1979) também tiveram cenas filmadas no local.

 

Londres, Reino Unido – Um Lugar Chamado Notting Hill

Cheio de casas em tons pastel, o bairro de Notting Hill, em Londres, divide com Julia Roberts e Hugh Grant o protagonismo do longa-metragem. Um dos cenários mais tradicionais da região (e do filme) é a feira ao ar livre, que toma conta das ruas aos sábados. É fã do sucesso da década de 1990? O banco em frente à The Notting Hill Bookshop, que foi inspiração para a livraria The Travel Bookshop, é perfeito para uma foto de recordação.

 

Nova York, Estados Unidos – Bonequinha de Luxo

Queridinha do cinema, Nova York foi cenário — e personagem — para o clássico estrelado por Audrey Hepburn. Quem assistiu ao filme e se imaginou como Holly Golightly, comendo um croissant em frente à loja Tiffany & Co da 5ª Avenida, pode realizar a fantasia ou quase isso. No quarto andar da icônica joalheria, o Blue Box Café oferece café da manhã, almoço, chá da tarde e sobremesas. A opção Breakfast at Tiffany, além de levar o nome original do longa, traz o pão de massa folhada com Nutella, manteiga de mel e geleia.

 

NY na tela

Museu de “Uma Noite no Museu”- De frente para o Central Park, o Museu de História Natural de Nova York tem cinco andares repletos de fósseis de dinossauros.

Quartel de “Os Caça-Fantasmas”-  A sede do quarteto exterminador de monstros é, na verdade, um prédio dos bombeiros e pode ser visitado em tours especializados.

Hotel de “Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York” –  No cinco-estrelas The Plaza Hotel, você pode tomar um luxuoso chá da tarde ou aproveitar um mercado cheio de opções no subsolo.

 

Dubrovnik, Croácia – Game of Thrones

 

A arquitetura medieval de Dubrovnik, na Croácia, deu match com a ficção criada por George R.R. Martin. A cidade costeira é Porto Real, um dos cenários mais importantes da série “Game of Thrones”, da HBO. É quase impossível andar pelas vielas do centro histórico e não se sentir em uma trama de outros tempos. As muralhas, escadarias, torres e o próprio mar Adriático garantem: não é preciso ter assistido às oito temporadas para se impressionar.

 

Dá-lhe viagem!

Girona e Almería, na Espanha, são as míticas Braavos e Dorne. Para conhecer Pentos, é necessário ir até Malta — que também faz as vezes de Porto Real. Winterfell é, na verdade, um castelo na Irlanda do Norte. E para ir além da Muralha, basta dar um pulo na Islândia.

 

MARCIA DE CASTRO GALVÃO

gostaria de receber pacotes de viagem para portugal

11 de janeiro de 2021 | Responder

Deixe um comentário