Carregando...

Foz do Iguaçu: natureza, compras e passeio premiado

Foz do Iguaçu é uma cidade que guarda em si, várias experiências em um único lugar. E é essa nossa dica de destino e roteiro do que fazer para você, viajante.

As Cataratas do Iguaçu – Uma Maravilha da Natureza

As Cataratas do Iguaçu formam uma das fronteiras mais encantadoras do mundo. Entre a Argentina e o Brasil, as águas fazem festa em suas quedas. Dizem que é no lado brasileiro que se tem a melhor vista. Sorte nossa.

Para quem não dispensa os fatos, aqui vai um: as Cataratas do Iguaçu são a maior queda d’água do mundo em volume, com 150 a 270 cachoeiras em um espaço de 3 km. Ali, é possível sentir o poder que as águas têm de encantar, dar energia e vida. Uma dança orquestrada pela gravidade que oferece essa força aos nossos olhos.

As cataratas são um passeio incrível, contudo não o único em Foz do Iguaçu. Há muita coisa para se fazer que também farão festa em seus olhos.

Quantos dias para conhecer Foz do Iguaçu?

Para fazer o passeio além das Cataratas, é ideal de 03 a 07 dias disponíveis. Com 03 dias, você terá uma experiência básica, com mais, você poderá explorar muito mais a localidade, inclusive, se você for se hospedar em algum dos resorts que a RDC tem como Parceira em Foz, haverá tempo para aproveitar as estruturas desse hotel.

 

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Parque Nacional Iguaçu

Coladinho à Argentina, o parque é um abrigo da maior floresta pluvial subtropical do mundo, é um Patrimônio Natural da Humanidade que se revela pela a sua flora com espécies de araucárias, imbuías, ervas-mate, entre trilhas e passeios que faz com a natureza não seja algo inatingível à experiência humana, passando a ser um convite para comungar da Terra.

O parque se encontra muito próximo ao centro de Foz de Iguaçu e tem uma estrutura bem ajeitada para atender ao visitante.

Neste ano, em virtude da pandemia, o parque e as suas atrações estiveram fechados, e voltou a reabrir, oficialmente, no dia 04 de agosto. Ele recebeu um selo de certificação de ambiente protegido, que serviu de modelo para outras atrações no Brasil no quesito estrutura de segurança.

Como está funcionando?

– É obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes do parque. Só é permitida a retirada da máscara quando o visitante for fazer a sua alimentação.

– O parque funcionará de terça a domingo, das 9h às 16h.

– Os ingressos devem ser comprados antecipadamente on-line, no site https://cataratasdoiguacu.com.br/. É importante se atentar à disponibilidade de horários e quantidade de ingressos, pois a visitação deverá ser agendada.

– O fluxo de visitantes também sofreu alteração, agora serão recebidas 350 pessoas por hora dentro do parque.

– O parque irá fazer o controle individual de cada visitante, com uma barreira sanitária. Uma equipe do local vai aferir a temperatura dos viajantes e oferecer orientação quanto ao uso do álcool em gel e permanência no parque.

Depois de passar pelo Centro de Visitantes e passar pela triagem de segurança, o viajante encontrará ônibus que o levará para explorar o parque. São no total 04 paradas: Estação Poço Preto, Estação Macuco Safari, Estação Trilha das Cataratas (início da trilha das Cataratas) e Porto Canoas (final da Trilha das Cataratas).

Você aproveitar cada etapa desse passeio, explorando a Trilha Poço Preto em seu percurso de 9 km curtindo a natureza a sua volta a pé ou de bicicleta. Estação Macuco disponibiliza passeios de bote pelo Rio Iguaçu que leva os visitantes próximo às quedas. Recomenda-se o uso de capas de chuvas, pois é bem possível se molhar bastante. Bem, para quem não gosta muito de se molhar, tem também a opção do passeio seco.

Já a Trilha das Cataratas rende a visão mais privilegiada das quedas d’águas com mirantes para você contemplar a beleza da natureza. A apoteose do passeio fica no final dessa trilha, com a chegada da Garganta do Diabo, um salto de 90 metros.

Dicas essências:

Durante o passeio, beba bastante água, use protetor solar e repelente, vá com roupas e calçados certos para aproveitar todos os momentos desse passeio e, tenha uma capa de chuva.

Usina Binacional Itaipu

A força das águas é responsável pela produção de energia e também em proporcionar um passeio que vale muito à pena. Estar na Usina de Itaipu é saber que está em uma das maiores hidrelétrica do mundo e a número 01 em geração de energia limpa. Bom, pode-se acrescentar na lista mais um grande feito que contará, com certeza, em sua escolha para conhecer esse passeio: o prêmio “Melhor dos Melhores do Travellers’ Choice 2020”, promovido pelo site de viagens TripAdvisor. O prêmio é baseado nas opiniões e avaliações dos viajantes do mundo inteiro, o que revela que esse passeio tem tudo para ir além das suas expectativas.

Quando se pensa em um hidrelétrica, logo vem à mente algo um pouco distante da nossa realidade. Conhecer as entranhas de Itaipu é perceber que a energia que passa nos lares de várias pessoas, no Brasil e no Paraguai, também pode entreter e ser uma grande experiência de viagem.

Viajar é conhecimento. Em Itaipu, você tem a opção de conhecer a sua história, a tecnologia desenvolvida, o trabalho e dedicação de muitas pessoas neste marco da engenharia mundial. São dois passeios: Itaipu Especial e a Itaipu Panorâmica.

 Itaipu Especial

Um passeio pelo coração da usina, que produz energia sem parar. A vibração é sentida pelos seus pés e pelos seus ouvidos, a percepção é estar em terras de gigantes. Em uma das catedrais de concreto, você irá observar a atividade de um rotor de uma unidade geradora. É monstruoso: apenas ele pesa equivalente a mil carros de grande porte.

O passeio tem duração de 2h30 e é indicado para maiores de 14 anos.

Itaipu Panorâmica

O que dizer de uma fronteira tão diferente como essa? Sim, você está entre o Brasil e o Paraguai, admirando uma estrutura de 7918 metros de extensão e 196 metros de altura. Aliás, esse passeio oferece um olhar diferente sobre a usina, que transpassa o quão gigante se trata essa construção. A vista da barragem é linda.

O passeio tem duração de 1 hora e aberta a qualquer público.

Há outros passeios integrados à usina que você pode conhecer. Acesse o site da Usina aqui.

Compras e mais compras em Foz do Iguaçu

A Tríplice Fronteira é sinônimo de uma palavrinha mágica: compras. De fato, muitos turistas buscam por Foz do Iguaçu para fazer as suas famosas compras no Paraguai e na Argentina. Contudo, depois da chegada do coronavírus, algumas medidas tiveram que ser adotadas para controlar a pandemia e faz com o normal volte mais cedo. Uma dessas medidas, foi o fechamento das fronteiras.

A última portaria prorrogou até para final de setembro esse fechamento, que por um lado traz maior segurança, por outro, diminui as possibilidades das famosas compras.

Porém, temos uma novidade que irá fazer o turista muito feliz: foi aberta em Foz do Iguaçu a primeira loja franca, a Sky Duty Free.

Tanto morador de Foz, como turistas poderão adquirir até US$ 300 por CPF a cada mês em compras. São diversos produtos disponíveis na loja com imposto zero.

Mais dicas para a sua viagem a Foz do Iguaçu

Conforto e conveniência? Vá de resort

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort – Hotel Plus

Ideal para quem procura por sossego e não abre a mão por conforto, ainda mais quando você está com crianças. Neste resort, o regime da alimentação é de meia pensão, ou seja, oferecem o café da manhã e mais outra refeição. Essa é uma vantagem para quem vai se aventurar pela cidade, possibilitando mais liberdade aos hóspedes. Tem também um espaço dedicado às crianças, com a temática da Turma da Mônica.

Outra vantagem é estar relativamente próximo ao centro de Foz e das outras atrações.

Reserve aqui sua hospedagem!

 

Bom planejamento!

 

 

 

 

 

 

Jucelino Antônio da Silva

Valores

4 de setembro de 2020 | Responder
Antonio Idalino eAraujo

Temos muita vontade de conhecer foz do iguaçu. Para 2021 certamente faremos essa viagem.

4 de outubro de 2020 | Responder

Deixe um comentário