Carregando...

Lista de desejos de viagens para 2021

Destinos para lembrar porque amamos viajar

2020 chegou ao seu fim. Um ano atípico, com muitos obstáculos e aprendizados. Sonhos guardados na gaveta e saudades estampadas nas telas e memórias dos celulares. A vida pareceu mais longe do que antes, e esse foi a nossa grande travessia durante este ano de 2020. Aliás, o caminho ainda não acabou, pelo contrário, ela continua, e nós, viajantes que somos, continuaremos atravessando. E, assim, prosseguimos olhando adiante, admirando o horizonte, sonhando com o próximo destino, com a próxima viagem.

Como de praxe, nada melhor que uma lista de desejos de viagens para 2021, com ideias de destinos nacionais e internacionais – porque o mundo é nosso no pós-COVID – que irão despertar aquela velha vontade de fazer as malas e sair por aí. Aqui, temos alguns destinos que falam de aventura, cultura e história, natureza, família e sustentabilidade.

1- Cerrado – Brasil

Para muitos brasileiros, o Cerrado é um grande desconhecido. Um enorme bioma que ocupa praticamente um quarto de todo território brasileiro, um primo distante de nossos conhecimentos sobre natureza, que ficou famoso depois das notícias das grandes queimadas que consumiram a sua vida.

É uma paisagem baseada em superlativos. Maior savana da América do Sul, berço dos principais rios do Brasil (São Francisco, Paraná-Paraguai e Tocantins-Araguaia), casa de 5% de todas as plantas e animais do planeta e morada de espécies que só podem existir ali. São 10 mil tipos de plantas diferentes, dentre elas, o Buriti.

Com tantos atrativos, fica difícil não querer conhecê-lo ou protegê-lo. Há ações que mobilizam campanhas em defesa do Cerrado com o lema “sem savana, sem água, sem vida”.  Para nós, é um lugar que vale uma viagem e nos faz lembrar porque é tão bom viajar.

A natureza é atração em si. Engana-se quem acha que o cerrado é feito de vegetação retorcida e meio seca, não senhor. É um destino com imagens que ficam gravadas na pupila e na expressão de saudade.

Chapada dos Veadeiros, Caldas Novas e até mesmo a cidade de Brasília. Interior das Minas Gerais, o majestoso Pantanal. Há sempre um lugar que vai ser perfeito para você, pode crer nisso.

2- Los Glaciares – Parque Nacional Los Glaciares – Argentina

Já pensou em caminhar entre estruturas de gelos que parecem fortalezas congeladas? Esse reino tem endereço certo, fica na Patagônia Argentina, e é um destino e tanto para quem gosta de juntar experiências variadas e contato com a natureza.

Próximo ao Chile, o Parque Nacional Los Glaciares abriga uma vegetação habituada ao rigoroso frio vindo da Antártica e formam o lar de espécies de puma, emas e afins. Mas, o que é realmente encantador são as mais das 300 geleiras que cobrem praticamente o parque inteiro.

O primeiro encontro é com a geleira Perito Moreno, que é a mais popular e a mais acessível. São quase cinco quilômetros de largura somados aos quase 60 metros de altura que cresce acima da superfície do Lago Argentino. Você pode até se assustar com o barulho estrondoso de massas de gelos que caem em sua superfície, movendo com força e demonstrando o quão espetacular – e perigoso- é esse encontro. O destino ainda oferece outros encantos como você cachoeiras, fendas e cavernas de gelo, rios subterrâneos que constroem o terceiro maior deserto de gelo do mundo, perdendo apenas da Antártida e da Groelândia.

Estar nos confins da Terra é se aquecer pela aventura, e claro, por uma dose de whisky a bordo do barco que espera o visitante no Lago congelado. Uma grande viagem que faz os olhos pegarem fogo de tanta emoção.

3- Oaxaca Juarez – México

A 370 km de distancia da Ciudad del Mexico, Oaxara atingiu um nível elevado de arte indígena que faz festa pelas suas ruas de pedra. Além do mais, esse destino também é uma alternativa para viajar ao México sem ter a necessidade de visto. Agora, se você também é daqueles que não dispensa uma experiência completa de viagem, ali você vai poder extrapolar os sabores de uma autêntica culinária mexicana, com tequila e quitutes maravilhosos.

Um lugar com tanta história, com pedras que servem de testemunhas de civilizações antigas, você irá respirar história, dá boa, enh. Sítios arqueológicos, museus, igrejas e muita cultura.

4- Yorkshire e Sussex- Inglaterra

Para quem não dispensa a história praticamente viva, siga para o condado de Yorkshire, no norte da Inglaterra, a cerca de 2 horas de trem de Londres. Lá, herança romana e viking, com castelos normandos, mosteiros medievais e cidades da era da Revolução Industrial fazem o contraponto à natureza.

Já Sussex, ainda próximo a Londres, fica próximo ao mar, o que é embebecida na brisa salgada. Das colinas da South Downs às ruas de paralelepípedos do célebre Rye, são exemplos das charmosas vilas de Sussex que é como um abrigo para quem pretende sair da agitação da cidade grande e ser bem acolhido.

5- Vietnã

Após a pandemia, com certeza, fazer uma viagem mais longa será mais que bem-vinda. E que tal conhecer um lugar diferente do habitual. Você sabia que o Vietnã tem sido um dos destinos mais procurados antes da Covid? Não é para menos. A culinária, seus campos de arroz simétricos e sua natureza, são grandes trunfos. Aliás, a reserva natural praticamente intocada irá atraí-lo, dizem que é como visitar o Parque Jurássico sem os dinossauros.

6-Acra – Gana

Accra, Ghana: cental building surrounded by water at Kwame Nkrumah Park – named after the founding father’ of Ghana, built on a former British polo field – High street – photo by M.Torres

Uma energia emana desse lugar. Acra, em Gana existe para explodir em criatividade de jovens que decidiram colocar o país na cena artística global. Aliás, é um romper com os paradigmas e fazer de um lugar que antes não se pensava em ser destino, ser o seu próximo destino. Cultura do povo que é como água para quem tem sede. Moda, música, arte, culinária, tudo em muitas cores em uma cidade que mira no futuro.

 

Com alguns destinos, aqui deixamos nossa vontade de viajar ainda maior para esse ano de 2021. Esperamos mais viagens – seguras e inesquecíveis – para esse novo ano.

Boa viagem!

 

 

 

 

Deixe um comentário