Carregando...

O seguro-viagem nunca foi tão necessário

A última coisa que queremos levar junto em uma viagem são os imprevistos. Dentro de nosso planejamento, não colocamos na lista cancelamento de voo, extravio de bagagem ou alguma ida ao hospital. Mas, imprevistos são assim mesmo, não têm como prever o seu acontecimento, e por isso, faz-se tão necessário um seguro-viagem.

Do último ano para cá, as buscas pelo seguro-viagem cresceram consideravelmente para viagens nacionais. O brasileiro não tinha esse perfil de procurar por seguro, contando com a sorte e com seu Plano de Saúde para encarar as viagens em território nacional. Com a pandemia, houve uma mudança de postura tanto do viajante, quanto das empresas de seguro.

O que é seguro-viagem?

É uma espécie de rede de proteção para suas férias. Embora não seja uma exigência legal, é uma forma de proteção se algo não sair como deveria. Geralmente, torcemos para não precisar usá-lo, mas quando precisamos, agradecemos por ter um seguro.

A cobertura de um seguro-viagem se dá a tudo aquilo que está fora de seu alcance, desde coisas pequenas, como extravio de uma bagagem a coisas com a proporção maior, como um cancelamento de voo ou internação médica.

Como escolher o seguro-viagem?

O seguro-viagem ideal é aquele que cobre suas necessidades de viajantes, que pode ser determinado pela própria viagem ou pelo seu perfil de viajante. Por essa razão que o planejamento de viagem é tão importante, pois ela está entrelaçada na escolha de qual apólice de seguro é ideal para você.

No mercado, existem apólices que cobrem a viagem única, como o próprio nome diz, protege em uma única viagem que fizer. Outra possibilidade é a contratação de apólices anuais que cobrem várias viagens durante esse período. Geralmente, essa opção tem um valor mais atrativo que a outra, contudo, deve levar em consideração se perfil de viajante. Importante também se atentar ao prazo de cobertura. Quanto tempo ficará viajando: 7 dias ou mais de um mês. Considere esse item também.

Outro ponto interessante sobre as apólices de seguro é sobre o local de cobertura. Há aquelas que cobrem um lugar específico, enquanto outras possuem uma cobertura maior, abrangendo vários destinos pelo mundo. Antes de contratar um seguro, informe-se se ele cobre o lugar que irá viajar.

O seu estilo de viagem também deve ser levado em consideração. Se você é adepto de uma boa aventura, encarar esportes radicais, tem a opção específica para esse fim. Certifique-se sobre a cobertura necessária para não ter dor de cabeça lá para frente.

Ainda sobre o seu estilo de viagem, há a possibilidade de personalização. Como faixa etária ou quantidade de pessoas em uma viagem, como em grupos.

Seguro-viagem e a pandemia

A cobertura de gastos médicos decorrentes de epidemias e pandemias eram excluídas das apólices de seguro, por se tratar de algo remoto, até agora.

Com a COVID-19, e sem a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) deixar de classificar o vírus como pandemia, as asseguradoras começaram a flexibilizar os contratos e incluíram a cobertura para esse vírus específico.

Na hora de escolher o seguro-viagem, é importante se atentar além das especificidades relacionadas ao tipo de viagem, se também a apólice cobre o novo coronavírus, além de possuir a cobertura adicional chamada “Cancelamento por Diversas Causas” cláusula que elenca as situações em que o viajante pode solicitar o cancelamento da viagem e pedir o reembolso de despesas específicas. Atenção: o cancelamento e reembolso da viagem por motivo de COVID, só ocorre se a pessoa tiver um seguro que cobre essa doença e se possui a cláusula de “Cancelamento por Diversas Causas”.

Para quem vai fazer uma viagem ao exterior, tem outro ponto que deve se atentar. Alguns países exigem ao viajante a contratação de seguro que cobre a COVID, além de um valor estipulado, como no Chile que pede o valor de U$ 30 mil. Portanto, se optou por um seguro de valor menor, pode não adiantar para a sua viagem.

As viagens nacionais não exigem a contratação de seguros de determinados valores, a dica está para escolha de um seguro-viagem de acordo com sua necessidade, como falamos acima.

Com a RDC, você tem segurança em um único lugar

Segurança e saúde são duas coisas essenciais e que estamos escutando com frequência. E sabemos que com essas duas coisas não se brinca, né.

Com a RDC, você pode contratar o seu seguro-viagem e contar com o auxílio de nossos Consultores de Viagens para ajudá-lo a escolher a melhor opção. Lembre-se segurança, praticidade e saúde são itens que você deve levar em sua viagem. E com a RDC, você pode ficar tranquilo, pois cuidamos de você e da sua viagem! Acesse o site da agência da RDC  aqui e conte com a gente para sua próxima viagem com muita segurança:

Bom Planejamento!

 

 

 

Deixe um comentário