Carregando...

Sonhe novos sonhos na Califórnia

Uma coisa é certa: os sonhos na Califórnia nunca morrem. Em cada onda, em cada filme, em cada estrada, em cada tecnologia ou em cada garrafa de vinho. Estão lá para lembrar que eles são possíveis!

Quem vai à Califórnia, busca sentir muito mais que a vida sobre as ondas. Procura viver um sonho. E no Estado Dourado da terra do Tio Sam, há um incrível portfólio de roteiros para fazer de sua viagem i-n-e-s- -q-u-e-c-í-v-e-l. Claro, de acordo com o gosto do freguês, porque a diversidade é outra de suas muitas faces. Sem dúvidas, serão preciso algumas vidas para experimentar esse modo de viver tão mágico.

De cara para o Pacífico, a Califórnia oferece paisagens plurais: praias repletas de surfistas e palmeiras, montanhas com árvores que alcançam o céu, lagos quase pré-históricos, falésias e desertos. A fauna urbana também é variada, com climas e etnias distintos entre si, convivendo harmonicamente. Claro que dá para tirar uma onda, tomar um vinho e tentar deixar a sua estrela na calçada da fama. Mas, existe um universo à parte dentro do estado que irá surpreendê-lo com tanta grandiosidade. Tudo em um único lugar. Bem-vindo à Califórnia Dreaming, um lugar em que sonhar é permitido!

UMA CALIFÓRNIA ALÉM DA ROAD TRIP E HOLYWOOD

Conhecer a Califórnia e não fazer uma road trip é praticamente um pecado – porém perdoável. É quase que imprescindível alugar um carro conversível e se jogar na Highway One, que juram retratar o espírito que pulsa nas entranhas do estado.

Assim como não passar do ladinho de alguma celebridade em Holywood. Flashs, filmes e uma calçada da fama à sua espera. Pode esquecer um pouco as névoas de San Francisco e seus terremotos. Está perdoado! Porém, a Califórnia são muitas, com outras opções de atrações que vão além da vã filosofia secular que rondam o imaginário popular – por isso que há perdão se quiser fugir dos cartões-postais. Vamos conhecer uma Califa além dos roteiros já batidos!

COSTA NORTE: VINHO, ATMOSFERA IDÍLICA E PARQUES NATURAIS

Mire a sua bússola para o norte do estado e permita-se experimentar uma pegada diferente da velha e conhecida Califórnia. Nem só de surfe vive um californiano, mas também de uma vida interessante além de Venice Beach. São paisagens com uma atmosfera onírica, que dão a sensação que da grandiosidade da natureza pulsante que se estreme entre ondas que se rompem nas rochas, lagos ancestrais e árvores que tocam as nuvens. Também tem casinhas no estilo vitoriano e vinhos sensacionais. Será que tudo isso é um sonho? Não, é a Califórnia se mostrando de outra maneira.

A costa norte atrai tanto artistas dispostos a retratar o mar, recortado por construções históricas e jardins floridos, como também pelas baleias-cinzentas que passam por ali rumo ao sul em busca de calor. Há aqueles que procuram por paz junto à natureza e provar os vinhos com o terroir com gostinho das Terras Douradas.

A NATUREZA PRESERVADA DOS PARQUES ESTADUAIS

A natureza é algo para se conhecer. São parques que guardam a maior coleção do mundo de sequoias, além de alces, rios que desaguam no mar e praias mais bucólicas, como a Enderts Beach, que pedem um bom livro e uma caminhada ao entardecer.

São três parques: Jedediah Smith, Del Norte Coast e Prairie Creek Redwoods, que trabalham em parceria com Parque Nacional Redwood – a preservação é algo levado a sério e a sua exploração como turismo, muito bem executada.

Quem acredita que não há nada para se vivenciar dentro dos parques, está equivocado. Além das trilhas, é possível realizar passeios guiados com um repertório diversificado entre andar de montain bike, pescar nos rios, andar de caiaque ou a cavalo. Já pensou em dormir embaixo das enormes sequoias? No Parque Jedediah Smith é possível! O barato é procurar por uma gigante para chamar de sua e armar o acampamento sob o seu domínio – certamente a experiência será mais incrível que seus próprios sonhos.

A HISTÓRIA VIVA E MUITO BEM CONTADA

Estilo é outro ponto importante para se descobrir a Califórnia. Um estado que consegue reunir diversas características misturadas e distribuídas entre as suas cidades. No lado norte, há uma curiosa cidade chamada Eureka que acolhe um porto em atividade e construções com gostinho do século 19, especificamente, da época Vitoriana. Por lá, a junção da preservação da história e do meio ambiente é a prova de que dá certo sim e ainda atrai muitos turistas.

VINHOS ORGÂNICOS, VISTA BONITA E PIQUENIQUE

Os vinhos californianos ganharam o paladar e um terroir especial devido ao recorte natural das florestas de sequoias, clima rústico, brisa marinha e a pegada orgânica de seus produtores, que aplicam técnicas ousadas ao seu cultivo.

A região de Mendocino é linda e pouco visitada. Tem um clima oceânico e com um lado inovador, dizem que por lá você poderá encontrar vinhos veganos e sem glúten. Gewürztraminer ou Pinot Noir, combinados com queijos locais em um piquenique é quase um sonho. Próximo ao Lake County, você pode se esbaldar com as castas de Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, claro que com a vista para o Clear Lake, o maior lago de água doce da Califórnia. Algumas vinícolas cobram pela degustação, outras reembolsam com rótulos e tem ainda aquelas que são free. É sempre bom estar atento às especificações.

A Califórnia é conhecida por realizar sonhos, o que está esperando para realizar os seus e ainda conhecer tanta beleza?

Bom Planejamento!

 

Deixe um comentário