Carregando...

Uma viagem de carro pelo Sul da Bahia

“Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância”. Começamos o texto com uma citação de Jack Kerouac de seu famoso livro “On the road” (1957), que conta a história de uma viagem de carro pelos Estados Unidos. Não foi qualquer história, mas sim a inspiração para inúmeros jovens dos anos 60 que buscavam pela liberdade a qualquer custo. O autor foi considerado o pai da Geração Beat, um grupo de jovens que acreditavam em uma vida com muito mais criatividade, espontaneidade e longe das regras sociais. Queriam liberdade prometida pela contracultura da época.

Para nós, viajantes, fica o ensinamento da liberdade que um céu vazio pode trazer e a sensação de estar no topo de uma montanha. Ou viajar pelas estradas da vida. Aqui, fica um convite para você que quer buscar essa tal liberdade: vamos pegar a estrada com destino ao Sul da Bahia?

As viagens de carro já eram muito apreciadas, principalmente, para quem buscava Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Caraiva, Trancoso e por aí vai, como destino. Contudo, após a pandemia, viajar de carro se tornou um meio seguro e bem mais atraente. Prontos para ajustar o retrovisor e sentir o vento batendo no cabelo?

 

DICA: para entrar no clima algumas músicas para inspirar essa viagem:

“Banho de Folhas” – Luedji Luna

“Bixinho” – Duda Beat

“Odara” – Caetano Veloso

 

Por que o Sul da Bahia?

Esse cantinho da Bahia tem o litoral com mais diversidade do Brasil. Aqui, você encontra a praia que tem mais a ver com a sua onda. Agora, um ponto relevante para essa viagem: tem bastante distanciamento social por essas bandas, os destinos possuem praias extensas, com trechos quase desertos em que praticamente tudo é feito ao ar livre. Um ponto interessante para esse novo tempo.

Bom, falar do Sul da Bahia e não falar da sua natureza é praticamente impossível. Não é à toa que ali se fez encher os olhos dos primeiros portugueses a chegar no Brasil. Aliás, com o azul do Oceano Atlântico, Mata Atlântica, falésias, visitas de baleias e praticamente um mundo para você dar uma pausa na agitação de nossas vidas e parar por um tempo para ver a vida passar literalmente.

“O que vamos fazer? O que faremos nós? Vamos nos mover!”

 Chegou o momento de ir. Venha saber como chegar em seu destino.

 Vale à pena alugar um carro para essa viagem?

Essa dúvida é muito comum para que pensa em alugar um carro para fazer as suas viagens. O que se deve ter em mente é o tipo de viagem que fará: vai sozinho ou com a família? O seguro está em dia? Vai precisar de um carro maior para comportar a bagagem?

Claro que utilizar seu próprio carro é prático, contudo há situações que você deve levar em consideração:

  •  Fazer check-out: Antes de fazer qualquer viagem é necessário levar o carro para uma revisão para que a sua viagem  não tenha nenhum contratempo. Quando se aluga um carro, você não precisa se preocupar com esse fator, já que o carro chega até você com tudo em ordem.
  •  Seguro em dia: Se você não tem seguro, é bom considerar alugar um carro para ter mais tranquilidade na estrada. As locadoras oferecem seguros para roubo, batida, incêndio etc.
  • Documentação: Ixi, a sua documentação está para vencer? Alugando um auto, você não precisa pensar nisso, pois tudo vem certinho direto para você.
  • Espaço e conforto: Para famílias ou a sua turma de amigos grandes, um carro maior é sempre a melhor solução, e assim todos aproveitam a estrada com conforto necessário durante a viagem.

DICA RDC: Com seu Plano de Viagens, você pode viajar de todo jeito, inclusive de carro: utilize as suas Diárias para locar um auto e poder viajar com toda tranquilidade que merece. Quer saber mais? Acesse aqui.

 

Quatro rodas e muita poeira na estrada

Saindo de Brasília

Distância: 1430 km

Pegue a BR 020 e quando chegar à Posse, é a vez de ir pela BR 349. Lá pelos lados de Bom Jesus da Lapa, você segue pela BR 430 em direção à Vitória da Conquista. Aqui, já pode contar os minutos para chegar a Porto Seguro, seguindo pela BR 101.

Saindo de Salvador

Distância: 590 km

A BA 001 até Ilhéus é a sua direção. Logo após, irá seguir até Itabuna e da BR 101 até Porto Seguro.

 

Atenção: Há várias saídas para várias praias pela BR 101.

 

Qual praia escolher?

Quando se faz uma viagem com vários destinos, é importante selecionar a cidade-base para ser seu ponto de referência. Aqui, vale você escolher o lugar que tenha mais afinidade. Leve em consideração o que busca em uma viagem: infraestrutura, atrações e tipo de praia.

Caraíva – Rústica, com casinhas coloridas e quase sem sinal de celular. Um ótimo lugar para desligar do mundo e viver com pé na areia e sob o domínio da natureza.

Trancoso – Mar verde, falésia, praias gostosas e badalação. Tem essa áurea mais sofisticada que atrai pessoas descoladas em busca de divertimento.

Itacaré- É uma praia especial para quem não dispensa uma prancha e uma onda para surfar.

Praia do Espelho – Essa praia está no ranking das mais belas praias do Brasil: tem falésias, coqueirais, riachos, recifes de corais com uma água morninha, perfeita para dias inesquecíveis.

 

Onde se hospedar?

Porto Seguro

Uma praia para chamar de sua: bons preços em passeios e hospedagem, principalmente em resorts all inclusive.

Portobello Praia Hotel

 

Hotel Credenciado

Reserve aqui!

 

Arraial D’Ajuda

Uma praia para chamar de sua: para quem quer mar calmo, agito na medida certa e charme proporcional ao custo-benefício.

Arraial D’Ajuda Eco Resort

Hotel Plus

Reserve aqui!

 

Bom planejamento!

Samuel de Araújo Gomes

Convidam pra visitar Caraíva e nenhum hotel disponível no local. Eita, deveriam divulgar onde tem os convênios e credenciados. Putz.

6 de agosto de 2020 | Responder
    RDC Viagens

    Olá, Samuel! Tudo bem? Você pode se hospedar em Porto Seguro ou em Arraial d’Ajuda e fazer uma viagem de bate e volta para Caraíva ou qualquer outra localidade por perto. Até mais!

    6 de agosto de 2020 | Responder

Deixe um comentário