Carregando...

Uma viagem na ponta da língua

 

Você sabia que há mais de 6 mil línguas espalhadas pelo mundo? Dessas inúmeras línguas, a grande maioria é falada por apenas 6% dos habitantes da Terra. A outra parcela, cerca de 389 idiomas, são divididos entre o chinês (mandarim, que é o mais falado por esse globo, seguido do espanhol, inglês, hindi, árabe, português, bengali, russo, japonês e punjabi/lahnda.

No Brasil, temos a Língua Portuguesa como idioma oficial, contudo há quase 200 outras línguas faladas em nosso território. Cada língua e idioma tem em si os traços que constituem os povos, carregando sentimentos, representatividade, folclore, cultura e crenças. Ingredientes preciosos para nós, viajantes que somos, de querer conhecer esses lugares, não é não?

Pois bem, hoje a nossa conversa, ou melhor, nossa dica de viagem é viajar por meio das muitas línguas espalhadas pelo mundo, verídicas ou ficcionais – como a língua do universo da trilogia dos “Senhor dos Anéis” ou a saga “Star Wars”, que são representadas por entusiastas dessas histórias. E, sabe o mais incrível disso tudo? Você pode fazer essa viagem de sua própria casa, iniciando essa preparação para a sua próxima viagem. Vamos nessa?

 

Primeiro passo: Qual língua você se encanta mais?

Na vida, não existe a língua mais bonita, muito menos a mais difícil. Existe as línguas e o que elas significam para determinado grupo. Agora, você pode ter mais abertura para determinado idioma por inúmeras questões, como uso ou contato, mas o que falamos aqui é: qual idioma faz seus olhinhos brilhar? Pode ser italiano, pelos seus sabores. Pode ser inglês, pelo seu artista favorito. Pode ser até latim, porque quis. Descobrindo esse primeiro passo, chega a hora de começar para valer.

 

Segundo passo: Escolha um curso

A hora de aprender é um momento importante. E aprender é um trabalho árduo que necessita de treino e dedicação. Um conselho valioso é escolher o curso de idioma com o método que mais lhe agrade, e que faça sentido para você. Pode se valer de aulas mais descontraídas com conversação ou aulas mais robustas com gramática e tudo que tem direito. Você escolhe a forma de aprendizado que mais combina com seu jeito. Neste momento de isolamento social, as aulas on-line tornaram prática no mundo do ensino e aprendizado, com aulas em grupo por videoconferência ou particular, focada em literatura ou em negócios. Assim, você aprende, com prazer e muita alegria.

Dica: Alguns cursos para você começar a estudar!

Busuu

Babbel

Francês com a Ligia

 Unno

Terceiro passo: Consumir o idioma

Ouvir uma música, assistir a sua série preferida, ler jornal ou conteúdo de redes sociais. Para evoluir na língua, é necessário ter contato com produções desse idioma. Como assim? Muito simples, é preciso mergulhar no dia a dia da língua e uma forma fácil e acessível é através desses recursos.

 

Quarto passo: Cultura, cultura e mais cultura

Aprender um novo idioma é como viajar pelo lugar. Isso porque é necessário conhecer as particularidades do local, para compreender o modo de falar. Uma massa tradicional italiana tem muito mais significado além de seu sabor que vai acrescentar muito mais em seu falar. Conhecer o folclore, mitos, arte, história, geografia vai ajudá-lo a desvendar as nuances do idioma. Além, claro, de ser bem mais divertido. Uma dica: faça em sua casa uma noite mexicana, com guaca mole e tequila, ou, se preferir, um bom vinho, com queijos e baguete, assim, bem no espírito francês de viver a vida!

 

Quinto passo: Deixe a vergonha de lado

Um fato que faz com que muitos estudantes de idiomas desistam é a própria vergonha de falar. Para aprender, não tem jeito, tem que treinar. Tem que ir com a cara e a coragem e tentar. Tentar, tentar, tentar. Assim como nós não nascemos falando a nossa Língua Materna, e passamos pelo processo de aquisição da linguagem, testando vários modos de falar, assim é com a aprendizagem de uma nova língua.

 

DICA: Há grupos nas redes sociais de pessoas dispostas em treinar um idioma.

 

E aí, vamos começar a nossa viagem pelo mundo? Conte para gente qual lugar que mais deseja conhecer!

 

Até mais!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário